Pular para o conteúdo principal

Projeto Chega Aí fortalece iniciativas de prevenção à violência para jovens da região Leste
Foto: Divulgação/PBH

Projeto Chega Aí fortalece iniciativas de prevenção à violência na região Leste

criado em - atualizado em

O Projeto Chega Aí, destinado a adolescentes de 12 a 18 anos, moradores de áreas com alto índice de vulnerabilidade juvenil, está sendo construído pela Prefeitura de Belo Horizonte, com o objetivo de oferecer a eles atividades culturais, esportivas e de lazer, de forma integrada, como um caminho para retirá-los da rota da violência. A iniciativa aposta em ações de formação cidadã, realizadas de maneira participativa, para promover o fortalecimento dos vínculos entre os jovens, familiares e a comunidade. O início das oficinas - voltadas para adolescentes dos bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril, na região Leste -, está previsto para fevereiro de 2023.  
 

O Chega Aí também é focado na diminuição dos índices de evasão e reprovação escolar e a utilização do esporte como estratégia de prevenção à violência, oferecendo, para isso, espaços saudáveis de competições e também um ambiente de convivência e resolução pacífica de conflitos. A iniciativa é viabilizada por meio do termo de colaboração firmado pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) com a OSC Instituto Avante.
 

A elaboração do Chega Aí teve início em novembro de 2022, com reuniões entre representantes da Diretoria de Prevenção à Criminalidade, da SMSP, da Avante, e de lideranças dos três bairros. Os encontros permanecem ocorrendo periodicamente. O projeto representa mais uma ação municipal voltada para a prevenção à criminalidade entre jovens, que se soma ao Projeto Territórios, já implantado no Território L4, onde os índices de letalidade juvenil eram os mais altos da capital.