Pular para o conteúdo principal

Projeto BEAGALÊ debate trabalho das bibliotecas públicas na promoção da leitura
Thaina Nogueira

Projeto BEAGALÊ debate trabalho das bibliotecas públicas na promoção da leitura

criado em - atualizado em

O projeto “Beagalê”, realizado desde 2007 pela Prefeitura de Belo Horizonte, produz um seminário anual de qualificação de profissionais que atuam nas áreas do livro, leitura, literatura e bibliotecas, tanto no âmbito da FMC/PBH, quanto em projetos da sociedade civil. Esse seminário também prevê atividades formativas para mediadores de leitura, educadores, bibliotecários, narradores de histórias e público em geral. Nas próximas semanas, dois encontros promoverão debates de temas relativos às políticas públicas para o livro e a promoção da leitura. As ações são realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro.

Os encontros terão como temática central “Os públicos das bibliotecas públicas: apropriação e uso dos espaços de leitura e convivência”, e acontecerão em duas datas e locais: no dia 21 de novembro (terça-feira), a partir das 9h, no Auditório do Museu da Moda - MUMO; e no dia 5 de dezembro (terça-feira), no Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural - NUFAC, a partir das 14h.

A temática das ações formativas foi selecionada a partir da análise de dados e do cotidiano das bibliotecas, nos quais percebe-se uma variação em relação à presença de público e uso do espaço. A partir de 2020, houve uma mudança de comportamento dos usuários das bibliotecas públicas, refletida tanto no número de empréstimos quanto na utilização dos espaços para pesquisa livre. É inegável que as medidas de isolamento social para enfrentamento da pandemia de COVID-19 impactaram as relações entre os públicos e as bibliotecas e, nesse sentido, é fundamental debater os desafios na participação destes públicos e as estratégias para ressignificação dos espaços de acesso e promoção da leitura.

Dessa forma, as ações formativas do Beagalê serão espaços de reflexão sobre o trabalho das bibliotecas públicas, instigando e explorando as melhores estratégias para a presença e permanência dos sujeitos no espaço das bibliotecas.

Programação

21/11 | Auditório do MUMO

9h às 12h | Mesa 1: Espaços onde o público se vê


É fundamental considerar que as pessoas se organizam em torno de espaços com os quais se identificam. A mesa em questão busca compreender as manifestações populares que se concretizam em espaços culturais, públicos ou autônomos, e como essas manifestações constroem uma identidade que passa a constituir o próprio espaço, sendo apropriada pelo público frequentador. A mesa será composta por Ana Paula Meneses Alves, Doutora em Ciência da Informação, e pelo ilustrador, designer gráfico e poeta Rômulo Garcias, com mediação de Rodrigo Teixeira, da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH).

14h às 17h | Mesa 2: Comunidades autônomas e práticas culturais

As diversas comunidades que se realizam de forma autônoma, através da iniciativa popular, podem ensinar muito ao poder público sobre a autogestão desses espaços, suas programações culturais e a forma de mobilização de público. Esta mesa pretende explorar as iniciativas realizadas pela sociedade civil na construção de espaços culturais autossuficientes e como esses espaços se realizam e pensam suas ações. A mesa será composta por Dudu Luiz Souza, Doutor em educação e linguagens, poeta e músico, Karine Bassi, poeta, educadora e professora, Suzene Furtado, contadora de histórias, autora de livros infantis e pedagoga, com medição de Erica Lima, da Biblioteca do Centro Cultural Salgado Filho.

5 de dezembro | NUFAC

14h às 17h | Mesa 3: Nossos feitos para todos

A rede de bibliotecas e centros culturais contam com programações permanentes que movimentam um público perene. Esta mesa procura fazer um relato de experiência dessas atividades permanentes, de forma a permitir a troca de experiências para consolidação de outras iniciativas da rede. A mesa contará com a participação de integrantes da equipe da rede de bibliotecas da FMC, com mediação de Aline Cântia.

Beagalê

O Beagalê contempla o seminário anual de formação continuada de profissionais que atuam com formação de leitores, tanto no âmbito da FMC/PBH, por meio do trabalho em rede da Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita (GBPLE) quanto em projetos da sociedade civil. O projeto inclui também atividades periódicas de formação na área do livro, leitura, bibliotecas e literatura para o público externo e profissionais atuantes na rede de bibliotecas da FMC. A gestão do projeto Beagalê está a cargo da GBPLE, vinculada à Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais/FMC - responsável por uma rede de 22 bibliotecas, com o acervo unificado e serviços de extensão para formar multiplicadores da promoção de leitura. A rede de bibliotecas atua nos 17 centros culturais, bem como no Museu da Moda, no Cine Santa Tereza, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, na Escola Livre de Artes - ARENA da Cultura e na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. A cada ano, o tema central e a programação do Beagalê são construídos coletivamente com a equipe das bibliotecas da GBPLE.

Serviço | Ações Formativas Beagalê

Local: Auditório do Museu da Moda - MUMO (R. da Bahia, 1149 - Centro, Belo Horizonte)

Data: terça-feira (21)

Horário: 9h às 12h e de 12h às 17h


Local: Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural - NUFAC (Av. dos Andradas, 367 - Centro, Belo Horizonte)

Data: terça-feira (5)

Horário: 14h às 17h

Evento gratuito sem inscrições prévias.