Pular para o conteúdo principal

Foto do Viaduto Angola
Foto: Rodrigo Clemente

Projeto Adote um Muro dará cores novas ao Viaduto Angola com apoio da Prefeitura

criado em - atualizado em

A estrutura do Viaduto Angola, localizado na rua Manoel Macedo, sobre a avenida Antônio Carlos, no bairro São Cristóvão, região Noroeste, ganhará cores diferentes, na manhã deste sábado, dia 9. Ele servirá de tela para um grafite, arte urbana que consiste em uma das manifestações culturais mais crescentes no mundo. Esta será uma intervenção do projeto Adote um Muro, da Nação Hip Hop Brasil, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Segurança (SMSP), por meio de sua Diretoria de Prevenção à Criminalidade. O trabalho terá início às 10h, com continuidade no domingo, dia 10. 

O projeto Adote um Muro tem como objetivo criar, promover e produzir corredores vivos e coloridos em Belo Horizonte. Representa uma iniciativa que busca autorização prévia e parceria para a realização de arte urbana em espaços públicos. A proposta é revitalizar praças, viadutos, muros de contenção de encostas e áreas públicas degradadas, a partir de uma concessão feita pela Prefeitura de Belo Horizonte para produção de arte urbana de artistas e coletivos cadastrados. 

A iniciativa tem o apoio da SMSP, sendo a Nação Hip Hop responsável pelo processo de cadastramento e curadoria dos murais. Desta forma, os artistas e produtores obtêm a concessão do espaço para sua produção artística de forma solidária e voluntária, sem remuneração para nenhuma das partes. 

Cada mural do projeto se torna um espaço de responsabilidade dos artistas produtores e que podem ser revitalizados pelos mesmos periodicamente. Como a intenção é que todas as laterais e vãos do Viaduto Angola sejam encobertas pelo grafite, os trabalhos no local estão previstos para ocorrerem também nos dias 15 e 16 de outubro.