Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Programação especial marca o dia da mulher negra em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A Subsecretaria de Direitos de Cidadania, por meio da Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial (DPIR), promoverá nos dias 23, 26 e 30 deste mês, o Julho Pretas, evento que tem  objetivo de ampliar as ações referentes ao protagonismo e luta da mulher negra latino-caribenha. O tema deste ano será “Comunicação Antirracista e o Feminino”.  

 

As ações do Julho Pretas serão voltadas para servidoras e servidores das diversas áreas da Prefeitura de Belo Horizonte, membros dos Conselhos Municipais de Direitos e Sociedade Civil na perspectiva de promover e dar visibilidade à temática por entender a importância da data para a reflexão sobre as distorções e violações que as mulheres negras vêm sofrendo ao longo da história. 

 

O evento será realizado neste mês com o intuito de marcar o dia 25 de julho – data em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres Negras, Latinas Americanas e Caribenhas. No Brasil, a data também celebra o Dia Nacional Tereza de Benguela e, em Belo Horizonte, temos o Dia Municipal Dona Valdete da Silva Cordeiro, que homenageia a líder comunitária do bairro Alto Vera Cruz e ex-coordenadora do grupo cultural “Meninas de Sinhá”, importante grupo que atua na defesa dos direitos e luta pelo protagonismo das mulheres negras na cidade. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no portal da Prefeitura de Belo Horizonte. 

 

Confira a programação completa:

 

Mesa 01: Mulheres que fazem comunicação
Data: 23 de julho – sexta-feira
Horário: 14:00 às 17:00
 
Mesa 02: Exu e o feminino 
Data: 26 de julho – segunda-feira
Horário: 14:00  às 17:00
 
Mesa 03: Comunicação institucional e o racismo
Data: 30 de julho - sexta-feira
Horário: 14:00 às 17:00