Pular para o conteúdo principal

Carnaval de rua
Foto: Bruno Figueiredo

Programação diversa e intensa para o feriado de carnaval em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Em BH já é carnaval desde o dia 4. Mas com a proximidade do feriado, a programação se intensifica e toma conta da capital. Entre os dias 17 e 22, os foliões poderão curtir shows no palco principal montado na Praça da Estação, cortejos de blocos de rua por toda a cidade e desfiles de Blocos Caricatos e escolas de samba na Avenida Afonso Pena. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.

 

O presidente da Belotur, Gilberto Castro, comenta a sua expectativa para a folia momesca. "Estamos de volta maiores e melhores depois de dois anos de pandemia. As pessoas estavam precisando desse momento de alegria e confraternização e nós queremos uma Belo Horizonte mais feliz! Continuaremos trabalhando para entregar com qualidade os serviços de segurança, limpeza urbana e mobilidade para a população e turistas. Aproveito também para agradecer as entidades e as empresas que acreditam na força do nosso carnaval como um importante gerador de emprego e renda. Tenham todos um ótimo carnaval!".

 

Blocos de Rua

 

A programação de blocos de rua em Belo Horizonte é extensa, plural e descentralizada. Entre os dias 17 e 22, serão realizados, aproximadamente, 240 cortejos com ritmos e públicos diversos. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte. Lá, o folião pode pesquisar as atrações por dia ou nome.

 

Para quem quiser começar a curtir a folia já na sexta-feira, o "Sexta, Ninguém Sabe?!" concentra às 17h, na rua Alvarenga Peixoto, 1.026, no Santo Agostinho. Seu repertório é focado em sambas-enredo de todos os tempos e clássicos do rock. Um pouco mais tarde, às 18h, começa a preparação do "Lindo Bloco do Amor" na rua Sapucaí, 105, no Floresta. O cortejo é uma homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha.

 

O sábado de Carnaval começa bem cedo, às 5h com o "Então, Brilha!". O bloco tradicional da folia belo-horizontina se agrupa na rua Curitiba, 8, no Centro. Para os fãs de música eletrônica, acontece mais tarde o cortejo do "Masterplano". A concentração será às 16h na rua Sapucaí, 251, no Floresta.

 

A folia para os pequenos também está garantida. No domingo, o bloco "Cenário Kids" se prepara a partir das 9h na rua Michel Jeha, 178, no São Bento. O cortejo promete contar com oficinas, brincadeiras circenses e apresentações culturais. No mesmo dia acontece também o desfile do bloco "Baianeiros". A ideia é trazer para o carnaval de BH o clima do carnaval de Salvador. O  agrupamento começa às 12h30 na avenida Altamiro Avelino Soares, 147, Castelo.

 

Na segunda, o "Bloco Alalaor" levará muitos hits populares de carnaval, marchinhas, samba e axé retrô para o Santa Tereza. O bloco surgiu em homenagem ao senhor Alaor, que com 90 anos nunca tinha brincado de carnaval. O motivo eram as chacotas que recebia pelo seu nome. A concentração será às 13h na rua Silvianópolis, 189. No mesmo horário também se prepara o "Garotas Solteiras", que promete tocar hits das divas música pop em ritmo carnavalesco. O cortejo sai da rua dos Timbiras, 725, no Funcionários.

 

O feriado de carnaval começa com o "Truck do Desejo", bloco de mulheres lésbicas, bissexuais, não bináries e sapatrans que tem como bandeira a luta contra o preconceito e a maior visibilidade da cultura lésbica e bissexual. Seus ritmos passeiam entre o samba reggae, funk, pagodão, marchinha, piseiro e reggaeton. O agrupamento será às 9h na avenida Augusto de Lima, 1212, Barro Preto. Mais tarde, às 16h, o "Alô Clara" se concentra na avenida Clara Nunes, 86, no Renascença. Serão cantados sucessos da Clara Nunes, dentre outros ritmos que compõem o carnaval.

 

Para os foliões de BH, quarta-feira ainda não é dia para descansar. O "Bloco Afro Magia Negra" se agrupa às 12h na rua Jundiaí, 97, no Concórdia. O objetivo do cortejo é promover a arte e cultura negra. Suas influências musicais são Afromineiridades, Toques de Atabaque, Ritmos Africanos, Samba, Afro Beat, Reggae, entre outras. Mais tarde, às 13h, o "I Wanna Love You" se prepara para celebrar as músicas do reggae nacional e internacional. O endereço é rua São Luiz, 371, Sagrada Família.

 

Palco Oficial

 

O Palco Oficial do Carnaval de Belo Horizonte trará uma extensa programação valorizando o samba mineiro com apresentações de artistas locais. O espaço está localizado na Praça da Estação.

 

Abrindo oficialmente o feriado de carnaval na cidade, o Palco Oficial recebe na sexta-feira (17) as apresentações artísticas do Kandandu, encontro de blocos afro de Belo Horizonte. Construído coletivamente pela sociedade civil, Associação dos Blocos Afro de Minas Gerais (Abafro) e Belotur, o evento acontece a partir das 18h. No sábado (18) o Kandandu continua no palco, com atrações a partir das 16h. Confira a programação completa.

 

No domingo (19), entre as diversas atrações, o destaque fica por conta da cantora mineira Aline Calixto, que chega com o show ‘Samba da Calixto’, às 19h30. No mesmo dia, haverá a apresentação do tradicional grupo belo-horizontino Baluartes do Samba. Já na segunda-feira (20), o palco contará com a exibição do grupo Swingueira Mineira, composto pelo bloco Swing Safado e os artistas Kdu dos Anjos, Mac Júlia, Sara Guedes e Papo. Na terça-feira (21), fechando as apresentações no Palco Oficial, a cantora Manu Dias irá interpretar diversos sucessos do samba raiz nacional. Outro destaque do dia fica por conta do cantor mineiro Gustavo Maguá, figura importante do Carnaval de Belo Horizonte, que traz o ‘Baile do Maguá’, iniciativa que reúne vários ritmos musicais.

 

A programação artística do Palco Oficial é uma parceria com o Sesc Minas, entidade parceira pertencente ao Sistema Fecomércio-MG, patrocinador oficial do Carnaval de Belo Horizonte em 2023.

 

Blocos Caricatos e Escolas de Samba

 

Nos dias 20 e 21, a Avenida Afonso Pena (entre Rua Pernambuco e Rua Espírito Santo) se transforma na passarela do samba da capital mineira para receber os desfiles dos Blocos Caricatos e escolas de samba. A entrada é gratuita e está sujeita à lotação. Confira abaixo a programação.

 

Programação de Blocos Caricatos (20/02)

 

17:45 Abertura: Abertura Oficial Afoxé Ilê Odara

18:45 Bloco Leões da Lagoinha

19:30 1º Bloco Caricato Aflitos do Anchieta

20:10 2º Bloco Caricato Corsário do Samba

20:50 3º Bloco Caricato Estivadores do Havaí

21:30 4º Bloco Caricato Bacharéis do Samba

22:10 5º Bloco Caricato por Acaso

22:50 6º Bloco Caricato Unidos da Zona Norte

23:30 7º Bloco Caricato Infiltrados do Santa Tereza

00:10 8º Bloco Caricato Mulatos do Samba GRUPO

00:50 9º Grêmio Recreativo Escola de Samba Triunfo Barroco

 

Programação de Escolas de Samba (21/02)

 

18:00 Abertura: Afoxé Bandarerê

19:00 Acesso - Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz de Venda Nova 

19:55 1º Grêmio Recreativo Escola de Samba Raio de Sol

20:50 2º Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperavi de Ouros

21:45 3º Grêmio Recreativo Escola de Samba Cidade Jardim

22:40 4ª Grêmio Recreativo Escola de Samba Bem Te Vi

23:35 5ª Grêmio Recreativo Escola de Samba Canto da Alvorada

00:30 6ª Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos dos Guaranys

01:25 7ª Grêmio Recreativo Escola de Samba Estrela do Vale

02:15 8ª Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova

 

A apuração de resultados dos Blocos Caricatos e escolas de samba será realizada na quarta-feira (23), a partir das 16h, no Mercado da Lagoinha. O endereço é Avenida Presidente Antônio Carlos, 821, Lagoinha. A entrada é gratuita e está sujeita à lotação do espaço.

 

Transporte Coletivo


Será adotado um grande esquema de transporte coletivo para a programação do Carnaval 2023 entre os dias 18 e 21 de fevereiro. A partir de sábado (18), o  transporte coletivo municipal terá um planejamento especial para atender os usuários com a ampliação no quadro de horários, acréscimo de viagens e rotas especiais com alterações no itinerário e nos pontos de embarque e desembarque. É importante salientar que essas medidas acompanham a previsão e a realização dos eventos. Confira mais informações aqui.

 

Central de Informações

 

Quatro pontos da capital irão receber o "Posso Ajudar?", um espaço para tirar dúvidas e orientar os foliões e usuários sobre o transporte coletivo durante a folia. Veja abaixo os locais:

 

  • Avenida Amazonas com Caetés  (próxima a Praça da Estação);
  • Praça Sete;
  • Praça Afonso Arinos - Avenida Álvares Cabral com Avenida Augusto de Lima;
  • Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi). 

 

 

Banheiros


Foi preparado pela PBH um esquema especial para disponibilizar banheiros químicos por toda a capital durante o feriado de carnaval. Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, os foliões de Belo Horizonte contarão com 90 pontos fixos de banheiro. Ao todo, serão 1,5 mil cabines em bairros como São Luiz, Esplanada, Santa Amélia, Horto Florestal, Santa Tereza, Floresta, Centro e Savassi. Para conferir o endereço dos pontos, basta clicar aqui e acessar o mapa.

 

Entre pontos fixos, que funcionam apenas no feriado, e cabines volantes, que acompanham a programação de todos os blocos de rua, a Belotur disponibilizará 13.342 unidades de banheiro químico para a população entre os dias 4 e 26 de fevereiro. Destes, 192 são adaptados para pessoas com deficiência.

 

O folião que quiser conhecer a disposição dos banheiros volantes antes de curtir a folia, pode acessar o site portalbelohorizonte.com.br/carnaval. No endereço eletrônico também é possível conferir a programação completa do carnaval, endereços de concentração e trajetos dos cortejos.

 

Carnaval  2023

 

O carnaval é um dos principais produtos turísticos de Belo Horizonte e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Na última edição, realizada em 2020, a festa teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria e sejam realizados mais de 500 desfiles.

 

O Carnaval de Belo Horizonte 2023 tem o patrocínio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Rede de Supermercados BH. A folia conta ainda com a parceria das cervejarias 040, Verace, Laut Beer e Albanos; da bebida destilada Gingibre; do hotel Ouro Minas; da plataforma digital Sympla; da empresa de cosméticos O Boticário e da marca de produtos de limpeza Limpão Mercados.