Pular para o conteúdo principal

Escola de Heróis - Grupo Oriundo - Thiago Franco
Foto: Thiago Franco

Programação Completa do Circuito Pampulha Noturno - 15/8

10/08/2017 | 08:45 | atualizado em 18/01/2018 | 11:03

MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA

20h – Espetáculo Escola de Heróis – Grupo Oriundo de Teatro

O espetáculo apresenta uma questão pertinente aos dias de hoje: é possível formar um herói? E faz isso de forma divertida a partir de personagens míticos da nossa literatura, Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcinéia, colocando em cena atores e bonecos, embalados por sonoplastia executada ao vivo. Direção geral: Antonio Hildebrando.

 

MUSEU CASA KUBITSCHEK

18h – Seresta - Confraria dos Amigos de JK

O projeto Confraria Amigos de JK objetiva reunir seresteiros e o público em geral para tocar e cantar em homenagem à seresta e a Juscelino Kubitschek, o idealizador do Conjunto Moderno da Pampulha.

 

19h30 – Choro em Roda, com Warley Henrique e convidados

Com três CDs gravados (Delicado – 2008, Pra quem não me conhece – 2014 e Memórias – 2016), turnês pelo Brasil e dentro do estado de Minas Gerais, Warley já dividiu e dirigiu vários artistas consagrados como D'Ivone Lara, Elza Soares, Fabiana Cozza, Mestre Monarco da Portela e Nelson Sargento. Hoje é considerado pela crítica e por artistas do ramo das cordas, como Paulinho da Viola, uma das referências nacionais no seu instrumento – o cavaquinho de 5 cordas.

 

EXPOSIÇÕES

Casa Kubitschek: uma invenção modernista de morar

Com curadoria de Denise Bahia e Mariana Brandão, apresenta em sua narrativa dois eixos principais que se interpenetram: um referente à história e outro que remete à memória. A proposta é de uma “casa museu”, com um percurso que parte da referência histórica do ambiente político e cultural em que surge o modernismo e, no qual, a Casa Kubitschek foi criada. História e memória seguem referenciadas em todo o percurso expositivo entre móveis, fotografias, vídeos e instalações alusivas à época.

 

Pampulha: território da modernidade

Com curadoria de Luana Maia, instalada no andar térreo, traz um viés mais histórico. Inicialmente, contextualiza as várias “Pampulhas” no tempo e no espaço. Em seguida, recupera a “Era Kubitschek” em BH e ainda, o momento de inauguração do complexo arquitetônico em 16 de maio de 1943, materializando os anseios desenvolvimentistas e modernizadores de JK.

 

CASA DO BAILE

17h às 21h – Exposição “A Cidade e o Ócio”

Promovida pela Liga Arquitetura, a mostra traz à tona uma discussão sobre a escassez de espaços públicos na cidade para que as pessoas desfrutem do tempo livre.

 

19h - Pocket show acústico “Rua Universo”, com Péricles Garcia

As canções do show abordam temas como a simplicidade e o amor universal. Traz ainda uma singela homenagem: a primeira canção que Péricles fez para seu filho Francisco, nascido em 2015. Um trabalho que mistura um pouco de folk, soft rock, pop, canção e até mesmo um “folk progressivo” de 9 minutos, que narra a história de um alpinista e seu desejo cego pelo topo.

 

IATE TÊNIS CLUBE

18h às 21h – Visitas guiadas ao Salão Portinari

Visitas ao salão ornamentado com painéis de Cândido Portinari e Roberto Burle Marx

 

​PAMPULHA RETRÔ TOUR

17h às 21h

O Pampulha Retrô Tour faz o passeio pelos principais atrativos do Patrimônio Cultural da Humanidade, a Pampulha. Quem quiser dar uma volta dentro da Jardineira Chevrolet 1957, curtindo o charme da época, pode adquirir seus ingressos ao lado da Igrejinha da Pampulha.

Ingressos: R$20,00

Rede da exposição A Cidade e o Ócio, nos jardins da Casa do Baile
Rede da exposição A Cidade e o Ócio, nos jardins da Casa do Baile
Jardineira do Pampulha Retrô Tur na orla da Lagoa da Pampulha.
Jardineira do Pampulha Retrô Tur na orla da Lagoa da Pampulha.
Cantor Péricles Garcia se apresenta com violão.
Cantor Péricles Garcia se apresenta com violão.
Iate Tênis Clube - Salão Portinari
Iate Tênis Clube - Salão Portinari
Warley Henrique
Warley Henrique