Pular para o conteúdo principal

Mais de quinze idosos posam para foto em passeio em local com verde, durante o dia.
Foto: Vilma Tomaz/PBH

Programa Vida Ativa promove passeios de idosos a pontos turísticos de BH

criado em - atualizado em

Na última quarta-feira, dia 30, cerca de 160 idosos participaram de uma visita guiada às galerias de arte e aos jardins do Instituto Inhotim, a 58 quilômetros de Belo Horizonte. A ação foi realizada pelo programa Vida Ativa, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Intitulado Alegria de Viver, o projeto de passeios do Vida Ativa promoveu 24 excursões em outubro e alcançou a marca de mais de 700 idosos atendidos nos últimos sete meses em visitas a destinos turísticos e culturais de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

Além do Instituto Inhotim, em Brumadinho, já foram visitados locais como o Santuário Basílica da Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, em Caeté; Convento de Macaúbas, em Santa Luzia; e Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte. Até o mês de dezembro, serão realizados mais 16 passeios com grupos de idosos dos núcleos do Vida Ativa e das Instituições de Longa Permanências para Idosos (ILPIs) parceiras da Prefeitura.

 

Realizado com recursos do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte, o Alegria de Viver oferta passeios aos idosos com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida, saúde física e mental. “A iniciativa alcança um papel social importante, na medida em que oferece oportunidade às pessoas, neste ciclo de vida após os 50 anos, de acesso a bens culturais e turísticos, o que contribui para o resgate da alegria e da autoestima”, destaca o diretor de Lazer e Qualidade de Vida da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Edvaldo de Jesus.

 

 

Vida Ativa

O Vida Ativa é um programa da Prefeitura de Belo Horizonte oferecido a adultos com idade a partir de 50 anos e idosos. Com mais de três mil usuários por mês, o programa está presente em 47 núcleos regionalizados de Belo Horizonte, com atividades planejadas e orientadas por profissionais de educação física.

 

O objetivo é promover a saúde, a autonomia e a integração social dos participantes, com aulas coletivas de ginásticas, jogos, brincadeiras, danças e outras atividades.

 

O programa também presta atendimento em Instituições de Longa Permanência para Idosos, com a realização semanal de atividades físicas recreativas adaptadas, além de passeios externos com programação em cinemas, teatros e shows.

 

Inscrições para todas as atividades dos núcleos do programa podem ser feitas presencialmente no local de realização das aulas ou pelo e-mail vidaativa@pbh.gov.br. Os interessados podem acessar os endereços dos núcleos e horários de funcionamento.

 

 

01-11-2019. Vida Ativa - Inhotim. Fotos: Divulgação/PBH