Pular para o conteúdo principal

Mais de vinte idosos posam para foto embaixo de ônibus artístico, "colado" na parede.
Foto: Cinthia Santos

Programa Vida Ativa oferece turismo para idosos em 2019

05/11/2019 | 18:20 | atualizado em 05/11/2019 | 18:20

O programa Vida Ativa, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, vai levar cerca de 320 idosos para uma visita ao Santuário Basílica da Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, em Caeté, e ao Instituto Inhotim, em Brumadinho. Os passeios promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer fazem parte do projeto “Alegria de Viver” e serão realizados na quarta e quinta, dias 6 e 7 de novembro.

 

Até o final deste ano a Prefeitura calcula a realização de 40 excursões com idosos para pontos turísticos da Região Metropolitana. O Convento de Macaúbas, em Santa Luzia, e o Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, são os outros destinos.

 

Na quarta-feira, dia 6, a agenda será no Instituto Inhotim, em Brumadinho, a 58 quilômetros da capital. Cinco ônibus levarão, a partir das 8h, 200 participantes do Centro de Referência da Pessoa Idosa (avenida Dom Pedro II, nº 3.250, bairro Caiçaras, região Noroeste) para o passeio às galerias de artes e aos jardins de um dos maiores museus a céu aberto do mundo.

 

Na quinta, dia 7, os frequentadores de dois núcleos da Praça da Saudade, no bairro Saudade, além do Grupo Viver, no bairro São Geraldo (região Leste), irão visitar o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, a 51 quilômetros de Belo Horizonte. Os ônibus sairão da sede dos núcleos ao meio-dia.

 

 

Alegria de Viver

Custeado com recursos do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte,  o Alegria de Viver oferta passeios aos idosos com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida, saúde física e mental. “A iniciativa alcança um papel social importante, na medida em que oferece oportunidade às pessoas, neste ciclo de vida após os 50 anos, de acesso a bens culturais e turísticos, o que contribui para o resgate da alegria e da autoestima”, destaca Edvaldo de Jesus, diretor de Lazer e Qualidade de Vida da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

 

Vida Ativa 

O Vida Ativa é um programa da Prefeitura de Belo Horizonte oferecido a adultos com idade a partir de 50 anos e idosos. Com mais de 3 mil usuários por mês, o programa está presente em 47 núcleos regionalizados da capital, com atividades planejadas e orientadas por profissionais de educação física.

 

O objetivo é promover a saúde, a autonomia e a integração social dos participantes, com aulas coletivas de ginástica, jogos, brincadeiras, danças e outras atividades. O programa também presta atendimento em Instituições de Longa Permanência para Idosos, com a realização semanal de atividades físicas recreativas adaptadas, além de passeios externos com programação em cinemas, teatros e shows.

 

Inscrições para todas as atividades dos núcleos do programa podem ser feitas presencialmente no local de realização das aulas ou pelo e-mail vidaativa@pbh.gov.br. Os interessados podem acessar os endereços dos núcleos e horários de funcionamento na página do programa.