Pular para o conteúdo principal

Mais de oito idosos fazendo aulas de Lian Gong como parte do programa Vida ativa.
Foto: Marcelo Machado/PBH

Programa Vida Ativa oferece aulas da ginástica terapêutica para idosos

criado em - atualizado em
Envolvida por uma trilha sonora relaxante e acompanhada por cinco dezenas de colegas, a aposentada Terezinha Maria da Silva Vertelo, de 83 anos, executa os suaves movimentos do Lian Gong em aula realizada no Centro de Referência da Pessoa Idosa, no bairro Caiçaras, região Noroeste de Belo Horizonte. "Essa aula é uma maravilha, é coisa do céu. Faz muito bem para mim. Não sinto mais dores”, afirma Terezinha.
 
O Lian Gong é uma ginástica terapêutica fundamentada na medicina tradicional chinesa e especialmente desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo. Melhora o funcionamento dos órgãos internos, estimula a percepção dos sentidos, trabalha as emoções e busca o prolongamento da vida com qualidade.  
 
As aulas de Lian Gong no Centro de Referência da Pessoa Idosa fazem parte do Vida Ativa, um programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com atividades físicas, recreativas e de lazer oferecidas a adultos e idosos.
 
Em média, 50 alunos participam das aulas de Lian Gong no Centro de Referência da Pessoa Idosa, realizadas das 14 às 15 horas, às terças e sextas. No Parque Municipal, as aulas são matutinas, às terças e quintas, às 7 horas.
 
O aposentado Eurico Alexandre Braga, 75, é outro frequentador das sessões de Lian Gong no Centro de Referência. “São as melhores aulas. ‘Torce’ a gente para um lado, torce para o outro, torce o corpo todo: a cintura, os braços, as pernas. É ótimo para o nosso equilíbrio e a cabeça. Não fosse isso, eu não conseguiria me exercitar tão bem.”
 
O Lian Gong em 18 Terapias é composto por um conjunto de exercícios divididos em três partes. Cada uma tem 18 movimentos harmoniosos que atuam em áreas específicas do corpo, prevenindo e tratando dores no pescoço, costas, região lombar, pernas, pés, articulações das extremidades e dos tendões. Também favorece as funções dos órgãos internos e tem exercícios para potencializar as funções do coração e do pulmão, e prevenir problemas cardiovasculares.  
 
“É uma atividade importante para o público do Vida Ativa, considerando que nessa faixa etária são comuns as dores e problemas como artrite, artrose e outros”, explica a educadora física Márcia Cristina, professora de Lian Gong no Centro de Referência. 
 
Adultos (acima de 50 anos) e idosos que quiserem participar dessas aulas no Parque Municipal ou Centro de Referência devem comparecer a um dos dois locais, no horário das atividades, munidos de documentos pessoais (identidade e comprovante de endereço) para preencher o cadastro e a inscrição.



Expansão

O Vida Ativa busca estimular a vivência de práticas corporais diversas e, por meio das atividades desenvolvidas, colaborar para a promoção da saúde, da autonomia e da integração social dos participantes. 
 
Desde 2017, o programa vem passando por uma expansão. Somente em 2018, a atuação dele foi ampliada de 42 para 46 núcleos regionalizados, elevando o número de usuários de 2.800 para 3.200. As aulas coletivas de ginástica, jogos, brincadeiras e danças são planejadas e orientadas por profissionais de educação física.
 
O Vida Ativa também presta atendimento a cinco Instituições de Longa Permanência para Idosos, com a realização semanal de atividades físicas e recreativas adaptadas, além de passeios externos com programação em cinemas, teatros e shows.  
 
Na próxima quarta-feira, dia 28, os participantes do programa poderão acompanhar o show do cantor Moacyr Franco, que vai se apresentar na arena do Minas Tênis Clube, como atração do tradicional Encontro Vida Ativa, evento que reúne os usuários para uma festividade de fim de ano. 
 
 

23/11/2018. Vida Ativa - Aula de Lian Gong no Centro de Referência da Pessoa Idosa. Fotos: Marcelo Machado/PBH