Pular para o conteúdo principal

Cenca de vinte pessoas posam para foto na escadaria, em frente à uma igreja, durante o dia.
Foto: Cinthia Santos

Programa Vida Ativa leva idosos para excursões culturais na quarta, dia 13/11

criado em - atualizado em

O Instituto Inhotim e o Santuário Basílica da Nossa Senhora da Piedade são os destinos da semana para grupos de idosos de três núcleos do Vida Ativa, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

Os grupos de idosos saem dos núcleos Barreiro de Cima e Felicidade nesta quarta-feira, dia 13, às 8h, em excursão ao Inhotim, a 58 quilômetros de Belo Horizonte. O retorno está previsto para as 14h.

 

Já na quinta-feira, dia 14, idosos do núcleo Parque Lagoa do Nado saem às 8h com destino ao Santuário Basílica da Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, em Caeté, a 51 quilômetros da capital, com retorno previsto também para as 14h.

 

As excursões são parte do projeto Alegria de Viver, ação do programa Vida Ativa que oferta passeios aos idosos com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida, saúde física e mental. O projeto é realizado com recursos do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte.

 

“A iniciativa alcança um papel social importante, na medida em que oferece oportunidade às pessoas, neste ciclo de vida após os 50 anos, de acesso a bens culturais e turísticos, o que contribui para o resgate da alegria e da autoestima”, destaca Edvaldo de Jesus, diretor de Lazer e Qualidade de Vida da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

Até o momento, 35 passeios foram realizados em 2019. Além do Inhotim e do Santuário, o Convento de Macaúbas e o Museu de Artes e Ofícios também foram visitados. Com as três turmas desta semana, serão 38 passeios e quase 1,3 mil idosos atendidos.

 

Os próximos passeios do Alegria de Viver serão em 28 de novembro (Santuário) e 4 de dezembro (Museu de Artes Ofícios), totalizando 40 excursões neste ano.

 

 

Vida Ativa 

O Vida Ativa é um programa da Prefeitura de Belo Horizonte oferecido a adultos com idade a partir de 50 anos e idosos. Com mais de 3 mil usuários por mês, o programa está presente em 48 núcleos regionalizados de Belo Horizonte, com atividades planejadas e orientadas por profissionais de educação física.

 

O objetivo é promover a saúde, a autonomia e a integração social dos participantes, com aulas coletivas de ginástica, jogos, brincadeiras, danças e outras atividades. O programa também presta atendimento em Instituições de Longa Permanência para Idosos, com a realização semanal de atividades físicas recreativas adaptadas, além de passeios externos com programação em cinemas, teatros e shows.

 

Inscrições para todas as atividades dos núcleos do programa podem ser feitas presencialmente no local de realização das aulas ou pelo e-mail vidaativa@pbh.gov.br. Os interessados podem acessar os endereços dos núcleos e horários de funcionamento no portal da Prefeitura.