Pular para o conteúdo principal

 Programa de Requalificação do Centro completa um mês com melhorias para a área
Foto:Amira Hissa

Programa Requalificação do Centro completa um mês com melhorias para a região

criado em - atualizado em

O lançamento do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, Centro de Todo Mundo, completa um mês nesta quinta-feira (6). Para melhorar as condições de segurança, mobilidade, lazer e cultura, a Prefeitura já iniciou diversas intervenções na área, como o reforço de agentes e ações da Guarda Municipal, o recapeamento e sinalização de vias, além da limpeza e manutenção dos espaços e equipamentos públicos.

 

O programa também tem como objetivo qualificar a região central da cidade, proporcionando mais oportunidades de moradia e trabalho para a população. Para a implementação dos trabalhos, no último mês foram assinados decretos e despachos governamentais para instituir o início do programa.

 

Confira as realizações desenvolvidas até o momento:

 

 

Segurança

A edição desta quinta-feira (6) do Diário Oficial do Município (DOM) trouxe abertura de licitação para equipamentos, câmeras e serviços para solução de videomonitoramento, tecnologias essenciais para o monitoramento inteligente e que contribui para o aumento da segurança na área central.  As imagens serão acessadas e gerenciadas pelo Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH).O conjunto de ações preventivas implementadas pela Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) já deixa reflexos positivos. A Operação Hipercentro tem como objetivo a circulação de agentes a pé pelas ruas, para aumentar a segurança da população.

Guardas no Centro 

O número de guardas municipais atuando no Centro aumentou 90%, tendo como base um plano estratégico para a redução da criminalidade e o policiamento preventivo de proximidade. O planejamento possui também uma atenção especial para evitar a desordem social e conta ainda com um investimento destinado à ampliação e modernização do sistema de videomonitoramento da cidade.

 

As medidas resultaram, até o momento, na abordagem a 343 cidadãos em atitude suspeita, sendo 26 deles conduzidos para delegacias da Polícia Civil. As acusações eram de crimes diversos, como furto, roubo, importunação sexual, lesão corporal, ameaça, tráfico de drogas, entre outros. 

Os guardas municipais fizeram 785 visitas a estabelecimentos comerciais e repassaram 2.203 dicas de autoproteção a pessoas que estavam transitando pelas ruas com o celular, carteira ou qualquer outro objeto de valor exposto. Além de atenderem a 4.205 pedidos de informação sobre endereços, funcionamento de repartições públicas, lojas e linhas de ônibus. 
 

Mobilidade

Para garantir comodidade aos usuários que aguardam o transporte coletivo, a BHTrans realizou a manutenção de 366 abrigos de ônibus das avenidas Amazonas, Afonso Pena, Professor Alfredo Balena e Olegário Maciel, além das ruas São Paulo, Tupinambás, Tamoios e Curitiba. Os equipamentos foram higienizados e receberam reparos e pinturas.

 

Cerca de 150 placas de sinalização de trânsito e de pontos de ônibus também foram revitalizadas ou trocadas nos seguintes endereços da área central: 

·         Avenida Amazonas, entre Avenida Afonso Pena e Rua Espírito Santo;

·         Avenida Amazonas, entre Avenida Afonso Pena e Rua São Paulo; 

·         Avenida Afonso Pena, entre Avenida Amazonas e Rua São Paulo; 

·         Avenida Afonso Pena, entre Avenida Amazonas e Rua Espírito Santo. 

 

As manutenções de sinalização horizontal nas avenidas Paraná e Santos Dumont já foram iniciadas. As vias estão recebendo pinturas de faixas de pedestre, linhas de estacionamento, linhas de baias de ônibus (área da pista destinada ao embarque e desembarque de passageiros) e linhas de eixo (as que dividem as faixas de rolamento).

Faixas exclusivas para ônibus

Outra novidade que já teve início é a implantação de 1,2 km de faixa exclusiva para ônibus na Avenida Augusto de Lima, entre a Praça Raul Soares e a Avenida do Contorno, que vai ser interligada ao outro trecho exclusivo para ônibus já existente. Serão implementados ainda outros 17,2 km de faixas exclusivas somente na área central.  

 

Obras também estão sendo executadas em calçadas, nas proximidades da Praça Raul Soares e na Avenida Oiapoque, para garantir mais conforto e segurança aos pedestres que transitam pelo local. 

Ciclovias 

Já as intervenções que garantem o cuidado aos ciclistas estão sendo realizadas na Avenida Augusto de Lima, entre a Praça Raul Soares e Rua Tenente Brito Melo. Esse trecho vai fazer a conexão com as rotas cicloviárias  já existentes da Avenida Olegário Maciel e a rota Leste/ Oeste (Avenida do Contorno). Serão implantadas ainda novas ciclovias, 15 estações para 100 bicicletas compartilhadas (convencionais e elétricas), além da manutenção das rotas cicloviárias atuais.
 

Manutenção e Zeladoria

Desde o lançamento do Programa Centro de Todo Mundo, a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) já executou o recapeamento  de cerca de 1 km de trechos de vias. Já foram concluídos os trabalhos em extensões da Avenida Amazonas, entre as ruas São Paulo e Tupinambás, em ambas as pistas. Além dos trechos da Avenida Afonso Pena, entre as ruas Espírito Santo e Tupinambás. 

 

Atualmente, estão em andamento os serviços na Avenida Afonso Pena, entre as ruas Tupinambás e Rua Curitiba.

Iluminação ampliada

Dois quarteirões da Praça Sete tiveram a iluminação ampliada. Os trechos são a Rua dos Carijós com Rua Espírito Santo e Rua Rio de Janeiro com Rua dos Tamoios. Foram instalados quatro novos projetores na estrutura de aço existente, dois deles embutidos e outros dois sobrepostos.

 

Os trabalhos incluíram ainda a “remodernização” de 37 luminárias por modelos de maior fluxo luminoso, além da instalação de novos projetores nos postes de aço e pilares de concreto existentes.

 

Também já foram identificados 103 pontos para plantio de árvores, o que representa 20% da meta prevista dentro do perímetro do projeto. 

Limpeza

No período de 12 a 23 de março, 20 garis removeram cerca de 193 m² de pichações na Praça Sete. Ainda no dia 12 de março a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) fez a lavação do local e adjacências, com cerca de 40 trabalhadores que retiraram também faixas e cartazes. Além disso, foram adesivados 150 cestos de lixo, instalados nas avenidas Afonso Pena e Amazonas e ruas Carijós e Rio de Janeiro.

 

Já no dia 5 de abril foi realizada a limpeza do Pirulito da Praça Sete, com a retirada de pichações, adesivos e cartazes. Durante a ação, três garis usaram água, espátula, escovas, estopa e um produto específico que remove a sujeira sem danificar a superfície do monumento, preservando todas as características. Cabe ressaltar que todos os materiais e a metodologia de limpeza utilizados passaram pela aprovação da Secretaria Municipal de Cultura e Iepha-MG.

 

Todas as ações integram o Programa de Requalificação do Centro, que também contempla eventos de educação ambiental, como a instalação do Lixômetro, que recebeu cerca de 3,3 toneladas de resíduos coletados na região, entre os dias 7 e 10 de março. O objetivo foi conscientizar a população sobre a conservação da cidade, sensibilizando as pessoas que transitam pela área central, e também sinalizar em relação à limpeza, reforçando a adoção de atitudes corretas para a destinação de resíduos.

 

Cultura

Ações de recuperação do patrimônio cultural do Centro da capital já estão em desenvolvimento. Em março a Prefeitura devolveu à cidade as esculturas dos escritores Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava, localizadas na Rua Goiás, que integram o Circuito Literário. As obras, que estavam degradadas e vandalizadas, foram totalmente recuperadas, em um trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura. O projeto também recuperou outras três esculturas. Os trabalhos de recuperação das esculturas foram realizados pela Fundição Artística Ana Vladia, com coordenação do artista Léo Santana, autor das obras.

 

As esculturas foram reinstaladas com sinalização interpretativa e conteúdo publicado em plataforma digital. Por meio de QR Code aplicados nas placas, os visitantes podem acessar os conteúdos educativos em português e inglês. Essa iniciativa contribui para a promoção da cultura e do patrimônio histórico, fortalece a identidade e o sentimento de pertencimento da população, além de incentivar a caminhada e a descoberta de novos espaços através de um roteiro gamificado.   

 

Programação cultural

Um dos projetos estratégicos da Prefeitura de Belo Horizonte para fomentar o setor cultural é o Circuito Municipal de Cultura. O projeto busca valorizar a produção artística local e fortalecer a programação da cidade. Apesar de desenvolver ações em espaços descentralizados, também há projetos de grande repercussão no Centro da capital. Entre eles estão o “Música de Domingo”, que promove mensalmente shows no Teatro Francisco Nunes, de forma gratuita, e o “Terça da Dança”, projeto desenvolvido pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte, no Teatro Marília, com apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas gratuitas. 

 

Também se destacam as ações desenvolvidas pela Zona Cultural Praça da Estação. Um território de convergência da cidade, constituído por um conjunto de equipamentos culturais públicos e privados e reconhecido pelo poder público e pela sociedade civil como um lugar de referência plural para a realização de práticas culturais e artísticas. Anualmente, a Secretaria Municipal de Cultura promove um edital público, com recursos do Fundo Municipal de Cultura, para promoção de projetos das áreas de artes visuais e design, audiovisual, circo, dança, literatura e leitura, música, patrimônio, teatro e propostas multissetoriais. Para 2023, um edital de R$ 550 mil será lançado, em maio, com a intenção de reconhecer, valorizar e potencializar as atividades artísticas e culturais dentro da tradicional região de Belo Horizonte. Também serão desenvolvidos roteiros culturais e criativos, ampliando as oportunidades na área, além de atividades na Rua Sapucaí. 

FAN

Cabe destacar ainda os grandes eventos, mostras e festivais, como a Virada Cultural (2023 e 2024), Festival Literário Internacional de BH - FLI-BH (2023), Festival de Arte Negra - FAN (2023), Festival Internacional de Quadrinhos de BH - FIQ BH (2024) e Festival Internacional de Teatro de BH - FIT BH (2024). 

 

No Centro de Belo Horizonte estão ainda importantes equipamentos culturais da Prefeitura que oferecem, de maneira contínua, programação ampla e plural (exposições, espetáculos musicais e de artes cênicas, atividades de mediação, formação e reflexão), que será intensificada, como o Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO), o Museu da Imagem e do Som (MIS BH), o Teatro Francisco Nunes, o Teatro Marília e a Biblioteca Pública Municipal Infantil e Juvenil de Belo Horizonte. Outra ação estruturante da Cultura no município é a Escola Livre de Artes - Arena da Cultura, que promove formação na área artística e tem sede no Edifício Central, no coração da Praça da Estação. No local são desenvolvidas atividades formativas, de pesquisas e mostras, mobilizando milhares de pessoas ao longo do ano. 

 

Serão estabelecidas ainda parcerias com os inúmeros espaços culturais mapeados que estão no Centro, sejam privados, vinculados à universidades e outros, com o objetivo de fortalecer o roteiro cultural e criativo da área, oferecendo oportunidades integradas de programação e experiência cultural para o público.

 

Monumento artístico “Memorial à Vida”

Outra ação que já está em andamento é criação do monumento artístico “Memorial à Vida”, em homenagem às vítimas da covid-19 e aos profissionais que atuaram no combate à pandemia da doença em Belo Horizonte. A instalação será na região hospitalar da capital, na Praça João Pessoa, localizada entre as avenidas Bernardo Monteiro e Brasil, no bairro Santa Efigênia. O local pertence ao Conjunto Histórico e Paisagístico da Avenida Bernardo Monteiro e é tombado pelo patrimônio municipal, devido ao valor cultural e histórico para a cidade. A obra de arte será selecionada por meio de um edital, publicado em 10 de março e as inscrições das propostas podem ser feitas até o dia 27 de abril.

 

Lazer

Para ampliar o acesso da população a opções de lazer, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro, teve o horário de funcionamento ampliado e fica aberto de terça-feira a sábado, das 7h às 21h (com entrada permitida até as 20h30), e aos domingos, das 7h às 17h (com entrada permitida até às 16h30).

 

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), responsável pela administração da área, buscou um formato atrativo e com segurança. A ampliação atende ainda uma demanda da população, que poderá aproveitar por mais tempo o espaço, principalmente para as pessoas que querem visitar o parque ou praticar atividade física.

 

Para garantir a segurança dos usuários, foi reforçado o patrulhamento da Guarda Civil Municipal. Além do efetivo que atua a pé, são realizadas rondas motorizadas.

O local oferece áreas gramadas para descanso, bosques, trilhas ecológicas, lagoas, cascatas, alamedas com pista de caminhada – convidativas também para passeios de bicicleta, equipamentos esportivos como quadra poliesportiva, quadra de tênis e rinque de patinação, além de brinquedos diversos. Também estão entre os atrativos os monumentos históricos (Busto de Anita Garibaldi, Bustos de Aarão Reis, Afonso Pena, Augusto de Lima e Bias Fortes) e o Teatro Francisco Nunes.

 

No dia 12 de março, o Parque Municipal recebeu uma edição especial do Movimento Belo Horizonte + Feliz. O evento contou com a participação de  29 ilustradores e grafiteiros do “Minas no Plural Literária”, projeto que estimula a leitura, a inclusão e a diversidade cultural do estado, por meio do diálogo entre várias linguagens artísticas.

 

Rua Sapucaí

Desde o domingo, 12 de março, a Prefeitura de Belo Horizonte mantém o fechamento da Rua Sapucaí para veículos, entre as avenidas Assis Chateaubriand e Francisco Sales, de 8h às 15h. A rua Sapucaí tem se tornado uma opção natural de lazer e convivência dos moradores e turistas que aproveitam a oferta de bares e restaurantes para desfrutar da gastronomia e arquitetura da capital. Com o fechamento, a expectativa é que a via se torne ainda mais relevante para o lazer da cidade e importante experiência de ocupação do espaço público.

 

A rua Sapucaí também vai passar por um processo de revitalização.  O projeto inclui novo mobiliário urbano, com arborização e paisagismo, arquibancada mirante e quiosques. O acesso local dos moradores e os serviços de carga e descarga aos comerciantes será preservado. O resultado desse estudo será debatido com a comunidade para avaliar a implantação do projeto.