Pular para o conteúdo principal

Programa Gentileza leva arte à região leste de BH

criado em - atualizado em

Neste fim de semana, uma obra em grafite coletiva foi realizada em um muro de aproximadamente 50 metros, na Rua Silvianópolis, no Bairro Santa Tereza. A obra, fruto do Programa Gentileza, da Prefeitura de Belo Horizonte, tem como tema a história e elementos culturais do tradicional bairro, situado na região leste da capital. O grupo de artistas grafiteiros realizadores do mural foi coordenado por Gabriela Meirelles e formado pelos artistas Nilo Zack, Ataíde Miranda, Hely Costa, Sérgio Ilídio, Arthur Ribeiro, Fhero, Nika, Michel Testa, Carol, Tão, Rodrigo Scalabrini, Gud Assis e John Viana.
 

Sérgio Ilídio, um dos artistas do grupo, teve como tema uma imagem da Santa Tereza, ele conta: "como o projeto se chama Gentileza, eu resolvi trazer, como uma gentileza aos moradores do bairro, a imagem da Santa que lhe dá nome". Outros temas como o cantor Milton Nascimento, os arcos do Viaduto do Santa Tereza e a vida boêmia do bairro estão retratados no muro.
 

Fabiana Barroso é moradora da Rua Silvianópolis há cerca de dez anos e ficou satisfeita com o novo visual do muro, que fica em frente a sua casa. "A arte de rua enriquece o lugar, o quarteirão está mais alegre agora", disse.
 

 

Gentileza

O Programa Gentileza tem como um de seus principais objetivos apoiar ações que contribuem com a melhoria do ambiente urbano, em espaços públicos ou privados, em benefício de uma cidade mais humana, alegre e gentil. Ana Laender, coordenadora e idealizadora do Programa Gentileza, ressalta que a parceria entre a Prefeitura e os artistas é primordial para que mais espaços públicos de Belo Horizonte sejam ocupados com iniciativas como a que aconteceu neste fim de semana. “A ocupação de espaços com o grafite traz a beleza da arte, a poesia ilustrada e o incentivo para que os moradores de Belo Horizonte encontrem agradáveis locais de permanência e convivência”, diz Ana Laender.
 

O Programa Gentileza irá englobar outras áreas artístico-culturais e prevê a publicação de edital, por meio da recém-criada Secretaria Municipal de Cultura, para estimular a arte urbana em outras regiões da cidade.