Pular para o conteúdo principal

Programa Estamos Juntos. Belo Horizonte 2019-2020
Arte: PBH

Programa Estamos Juntos prepara pessoas em situação de rua para o trabalho

criado em - atualizado em

O Programa Estamos Juntos – voltado para capacitar e inserir no mercado de trabalho pessoas em situação de rua – teve sua primeira formatura no último dia 8 de novembro. Seis pessoas se formaram como salgadeiros, a primeira opção de curso oferecida pela Associação Mineira de Educação Continuada (Asmec), uma das instituições parceiras da Prefeitura de Belo Horizonte nas atividades de qualificação do programa.

 

Entre os formandos está Marcelo Janneu Lino, que agradeceu à Prefeitura de Belo Horizonte pela iniciativa. “Eu já fiz outros cursos na área de culinária, mas este de salgados foi uma oportunidade única. Tenho muito a agradecer à nossa ótima professora, pois eu não entendia muito de salgados, e agora, com o auxílio dela, que colocou a mão na massa com a gente, estou bem preparado. Só tenho a agradecer”, declarou.

 

A diretora de Qualificação e Intermediação de Mão de Obra da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, Rebeca Pontello, falou sobre o curso: “A Asmec ofereceu 10 vagas de qualificação por meio do Programa Estamos Juntos e, seis alunos conseguiram chegar até o final do curso. São muitas as dificuldades enfrentadas, por isso, para cada um deles, a formatura é uma grande conquista”.

 

A presidente da Asmec, Andreia Ferreira, avalia como surpreendente o resultado obtido pelos alunos, o que se deve à qualidade do trabalho e respostas apresentadas por eles. E já planeja novidades para a próxima turma. “Teremos novos cursos, como o de pizzaiolo, que está sendo demandado pelos integrantes do programa. Mas, para contar com maior adesão nas próximas turmas, vamos fazer o curso com um novo formato: o aluno, após a formatura, deverá ficar em torno de mais ou menos um mês com a gente, para que o acompanhemos e eles já comecem a produzir e consigam fazer alguma venda, como se fosse um estágio, para que o conhecimento adquirido não fique apenas na teoria e seja colocado em prática. Orientaremos sobre possíveis pontos de venda, como embalar os produtos, e outros assuntos relacionados para quem está começando”, explica Andreia, que acrescenta estar muito satisfeita em poder participar do Estamos Juntos.

 

Os alunos recém-formados continuam sendo acompanhados pela Prefeitura e, assim que aparece uma vaga de emprego na área em que eles se capacitaram, são encaminhados pela PBH. O Estamos Juntos tem hoje cerca de 250 pessoas atendidas – acompanhadas pelo trabalho da Sub-secretaria de  Assistência Social de Belo Horizonte, que orienta as pessoas em situação de rua sobre os abrigos temporários ou moradias, alimentação, higiene pessoal, cuidados com a saúde, qualificação profissional, regularização de documentos e encaminhamento para vagas de emprego. 

Além do atendimento nos Centros de Referências Especializados de Assistência Social (CREAS), o Serviço Especial de Abordagem Social atua diariamente nas ruas da capital. Estima-se que a população em situação de rua em Belo Horizonte esteja em torno de 4,5 mil pessoas.

 

 

Estamos Juntos

Desenvolvido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, o Estamos Juntos tem como objetivo fomentar e garantir a inclusão produtiva da população em situação ou com trajetória de vida nas ruas, vivendo em Belo Horizonte. 

 

O programa foi criado pela Lei 11.149, de 8 de janeiro de 2019, e regulamentado pelo Decreto 17.136, de 11 de julho de 2019. As ações vão desde o favorecimento da promoção de autonomia econômica, por meio da qualificação sócio-profissional e da inserção no mercado de trabalho, ao incentivo ao empreendedorismo e da economia popular solidária. 

 

O principal eixo do Programa é a captação de vagas no mercado formal de trabalho e funciona, resumidamente, da seguinte forma: as empresas oferecem vagas de emprego ou de qualificação profissional e a Prefeitura, por meio do Sine, encaminha as pessoas para entrevista e contratação. 

 

As pessoas atendidas pelo programa estão inseridas em serviços socioassistenciais, que incluem o acompanhamento social, utilização dos abrigos e/ou programas habitacionais da Prefeitura. 

 

Como incentivo à participação, as empresas que aderem recebem o selo de responsabilidade social e têm a possibilidade de acessar condições especiais de negociação de débitos com a Prefeitura, como é o caso daquelas que estão na dívida ativa.

 

 Interessados em conhecer o Programa podem entrar em contato pelo email estamosjuntos@pbh.gov.br ou pelo telefone 3277-1463, junto à Central de Vagas da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

 

 

Empresas/instituições parceiras do Programa Estamos Juntos

  •  Construtora Terraço
  • Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais - CCPRMG
  • Bali Construtora
  • Construtora G-Maia
  • Conservasolo
  • Emprol
  • Localiza
  • Construtora Itamaracá
  • Feedback
  • Clube Recreativo Mineiro
  • Adra Brasil
  • Cáritas
  • Instituto Darcy Ribeiro
  • Sociedade São Vicente de Paulo
  • ASMEC - Associação Mineira de Educação Continuada (Oferta de vagas de qualificação profissional)
  • Instituto Cultural Boa Esperança (Oferta de vagas de qualificação profissional)