Pular para o conteúdo principal

Estamos Juntos

atualizado em 22/01/2020 | 17:30

O Programa Estamos Juntos, da Prefeitura de Belo Horizonte, tem como objetivo fomentar e garantir a inclusão produtiva da população em situação ou com trajetória de vida nas ruas, no âmbito do Município.


O programa, criado pela lei nº 11.149, de 8 de janeiro de 2019 e regulamentado pelo decreto 17.136, de 11 de julho de 2019, é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. 

 

As ações vão desde o favorecimento da promoção de autonomia econômica, por meio da qualificação socioprofissional e da inserção no mercado de trabalho, ao incentivo ao empreendedorismo e da economia popular solidária.

 

O principal eixo do programa é a captação de vagas no mercado formal de trabalho. Ele funciona, resumidamente, da seguinte forma: as empresas oferecem vagas de emprego ou de qualificação profissional e a Prefeitura, por meio do Sine, encaminha as pessoas para entrevista e contratação. Todos os beneficiados estão inseridos em serviços socioassistenciais que incluem acompanhamento social, e, em sua grande maioria, estão em abrigos e programas habitacionais da Prefeitura.

 

Como incentivo à participação, as empresas que aderirem recebem o selo de responsabilidade social e têm a possibilidade de acessar condições especiais de negociação de dívidas com a Prefeitura, como é o caso daquelas que estão na dívida ativa.

 

Conheça as empresas parceiras do Programa Estamos Juntos:

 

Programa Estamos Juntos

Empresas parceiras
Construtora Terraço
Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais - CCPRMG
Bali Construtora
Construtora G-Maia
Conservasolo
Emprol
Localiza
Construtora Itamaracá
Feedback
Clube Recreativo Mineiro
Adra Brasil
Cáritas
Instituto Darcy Ribeiro
Sociedade São Vicente de Paulo
ASMEC - Associação Mineira de Educação Continuada (Oferta de vagas de qualificação profissional)
Instituto Cultural Boa Esperança (Oferta de vagas de qualificação profissional)

 

 

A coordenação do programa fica a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, que realiza a intermediação com o mercado de trabalho. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, por meio da Subsecretaria de Assistência Social, presta apoio na gestão e execução do programa, especialmente em relação à identificação do público beneficiário e seu acompanhamento socioassistencial. A maior parte dos inseridos no Programa estão em abrigos municipais e programas habitacionais, ou seja, em processo de saída das ruas.

 

 

 


Os interessados em conhecer o Programa podem entrar em contato pelo email estamosjuntos@pbh.gov.br ou pelo telefone 3277-1463, junto à Central de Vagas da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Selo do Programa Estamos Juntos