Pular para o conteúdo principal

Crianças correm em gramado
Foto: Divulgação PBH

Programa Esporte Esperança aumenta número de crianças atendidas em BH

criado em - atualizado em
Atividades desenvolvidas nas escolas municipais de Educação Infantil e creches parceiras da Prefeitura de Belo Horizonte proporcionam vivências corporais – tais como correr, saltar, lançar, agarrar, girar, rolar, puxar e chutar – e dinâmicas de socialização por meio de jogos recreativos diversos a cerca de 4,5 mil crianças entre 3 e 6 anos na capital.
 

As atividades fazem parte do programa Esporte Esperança, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e implantado em pelo menos 24 escolas de Educação Infantil e 10 creches parceiras da Prefeitura. Nos últimos 12 meses, o programa teve um crescimento de 28% no número de crianças atendidas, ampliando a política pública de esportes para crianças e adolescentes.

 

Os alunos de cada turma realizam as atividades durante 30 minutos semanais com o uso de metodologia pedagógica do esporte educacional. O trabalho é focado na inclusão social e tem como base o processo de aprendizado e desenvolvimento integral do ser humano, não apenas a formação do indivíduo como atleta, adaptando regras, estruturas, espaços e gestos motores de acordo com as realidades de cada território.

 

Dessa forma, as aulas exigem das crianças concentração, disciplina, participação, expressão corporal e interação social, o que estimula o desenvolvimento motor e cognitivo delas.  “É uma importante contribuição para o processo de educação e desenvolvimento integral dos alunos, já que as atividades estimulam o autoconhecimento, autoestima e autossuperação”, explica Petter de Figueiredo, gerente de Esporte Educacional da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

Já a educadora Vânia Machado, gerente de Coordenação Pedagógica da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, pontua que “o Esporte Esperança contribui para as crianças se expressarem de forma ampla através da linguagem corporal e exercitarem seus direitos de aprendizagem, por meio de convivência, brincadeiras, participação, expressão e conhecimento”.

 

 

Programa

O Esporte Esperança é um programa que visa garantir às crianças e aos adolescentes o acesso aos esportes, aos jogos, à ginástica e às brincadeiras. São mais de 6,5 mil alunos atendidos a cada mês. Além do trabalho realizado em escolas municipais de Educação Infantil e creches, há atividades para a faixa etária de 6 a 17 anos, com oferta de oficinas e escolinhas de esportes de modalidades como voleibol, futsal, futebol, handebol e basquetebol, além de jogos e brincadeiras. 

 

As atividades são realizadas nos equipamentos de esportes e lazer da Prefeitura de Belo Horizonte, de entidades sociais e comunitárias, e contribuem para a formação social dos participantes, estimulando o desenvolvimento de atitudes solidárias, cooperativas, éticas e de cidadania.

 

Os conteúdos da cultura corporal de movimento variam de acordo com a demanda da comunidade, o perfil profissional da equipe executora e os tipos dos equipamentos disponíveis nos núcleos de realização das aulas.

 

 

Inscrições

O responsável pela criança/adolescente deverá fazer a inscrição para as oficinas e escolinhas de Esportes em um núcleo de atendimento do programa mais próximo da sua residência. A inscrição está condicionada à existência de vaga. Informações: 3246-5095 e esporte.esperanca@pbh.gov.br.

 

 

20/11/2019. Programa Esporte Esperança. Fotos: Divulgação/PBH