Pular para o conteúdo principal

Duas meninas sorriem; ao fundo, à esquerda, crianças jogam pebolim.
Foto: Divulgação PBH

Programa Escola nas Férias garantiu a diversão de mais de duas mil crianças

criado em - atualizado em

Karla Emanuelly Delamar Salaberg, nove anos, estuda na Escola Municipal Professora Alice Nacif, na região da Pampulha. Todos os anos ela participa do programa Escola nas Férias, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte durante o período de férias escolares. “Tem várias atividades, mas as que eu mais gostei foram o jump, o karaokê e as oficinas de arte. Além isso, o pessoal é muito carinhoso com a gente”, disse.

 

Na Pampulha, 12 escolas aderiram ao programa, atendendo 2.683 participantes. Cada escola ofereceu oficinas diversas, jogos e brincadeiras, esportes, arte, capoeira, culinária, artesanato e outros, além de visitas a museus, passeios em parques, clubes e cinemas.  A estudante Bruna Marques Veríssimo, nove anos, participou pela primeira vez. “Não conhecia o Programa. Achei muito legal porque tem vários brinquedos para a gente se divertir. Gostei mais do touro mecânico e consegui ficar lá em cima por um bom tempo”, contou, orgulhosa.

 

Devido à versatilidade do programa, é possível participar das atividades em até três escolas diferentes, bastando se inscrever com antecedência em cada uma delas. A estudante Isadora de Oliveira Marques, oito anos, não perdeu tempo: ela estuda na Escola Municipal Francisca Alves, e, como mora próxima da Escola Municipal Professora Alice Nacif, aproveitou para curtir as atividades nas duas escolas. “Em um dia, eu fui ao clube com a minha escola, foi ótimo. Mas no outro, fui curtir o touro mecânico, o jump e um banho de mangueira no ‘Alice’”, contou.

 

Maria Aparecida de Oliveira Neves trouxe a neta Mirella, de seis anos, para se divertir. “Foi muito bacana. Vim trazer minha netinha que vai iniciar o ensino fundamental na Escola Municipal Professora Alice Nacif e quis conhecer o programa. Ela amou as brincadeiras, aproveitou os brinquedos. Gostaria de parabenizar a escola pela organização. Estamos esperando agora a próxima edição, em junho”, relatou.

 

Mãe da estudante Karin Bragança, 14 anos, Carla Adriana da Silva falou da importância do programa para comunidade. “É onde nossos filhos têm oportunidade de aproveitar alguns dias das férias. Muitos pais não têm oportunidade de levar os filhos para viajar. É como se fosse um pequeno parque. A equipe tem essa disponibilidade de ajudar, de agradar e de fazer o melhor para as crianças. É uma oportunidade para elas aprenderem coisas diferentes nas oficinas e de fazer novas amizades. A Escola nas Férias traz tudo isso de bom para perto de nós”, considerou.

 

 

Cardápio diversificado e nutritivo

Além da diversão, os participantes receberam alimentação diária, com cardápio especialmente elaborado para atender a demanda nutricional de crianças e jovens. Por isso, a merenda é uma atração à parte. “A merenda é muito boa. Até agora o que eu mais gostei foi o bolo de chocolate com suco de limão”, disse a estudante Karla Salaberg. Já a colega Bruna Veríssimo se deliciou com o almoço. “É tudo muito gostoso. O que eu mais gostei foi do frango assado com farofa”, revelou.

 

O cardápio do Programa Escola nas Férias é bem diversificado e inclui lanche da manhã, almoço e lanche da tarde para os estudantes e profissionais participantes. É diferenciado da merenda de rotina, servida diariamente na escola, sendo definido pela equipe da Gerência de Planejamento e Monitoramento da Assistência Alimentar da Subsecretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Supervisora de Alimentação Escolar na Subsecretaria, a nutricionista Cíntia Canuto foi a responsável pelo acompanhamento do cardápio durante o programa Escola nas Férias na Pampulha. O trabalho de supervisão inclui orientação aos profissionais, visitas nas escolas durante a realização do programa, interferências no processo quando necessário, controle do estoque, armazenamento correto dos gêneros, avaliação quanto à qualidade e segurança do alimento, entre outros. “Por meio dos instrumentos de controle é possível reduzir ao máximo a sobra, evitando o desperdício”, explicou a nutricionista.

 

Acompanhando pela terceira vez o programa Escola nas Férias, a supervisora avaliou positivamente o resultado do trabalho. “Gostei bastante porque houve ótima aceitação do cardápio. Vale destacar que a equipe da cozinha conta com profissionais muito capacitadas e qualificadas, que exercem a função com muito amor. Isso faz a diferença na oferta de uma merenda nutritiva e saborosa”, disse.

 

 

Diversão nas férias

Realizado nas escolas municipais de Belo Horizonte durante os dois períodos de férias escolares, o programa Escola nas Férias oferece uma programação diversificada e gratuita, voltada para crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, com atividades lúdicas, esportivas e de arte, entre outras. Este ano, 109 escolas municipais participaram do programa, atendendo aproximadamente 27 mil crianças.

 

Diretora Regional de Educação na Pampulha, Alessandra Luísa Teixeira ressaltou o importante papel do programa. “O Programa Escola nas Férias é mais uma ação que marca a dimensão inclusiva das escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Neste período, as escolas se abrem para ensinar diversão, partilha e receptividade, pois atendem festivamente a alunos, ex-alunos e comunidade escolar. É uma festa social, bem propícia ao momento de férias”, definiu.