Pular para o conteúdo principal

Programa de desburocratização da PBH é destaque em conferência no Canadá
Foto: PBH/ Divulgação

Programa de desburocratização da PBH é destaque em conferência no Canadá

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou, nesta quarta-feira (28), o artigo Governança Pública: Programa de Melhoria do Ambiente de Negócios na 6ª Conferência Internacional sobre Políticas Públicas (ICPP6), em Toronto, no Canadá.

 

O artigo foi destaque no painel "Implementando Políticas de Inovação no Governo: desafios para trabalhadores na área de políticas públicas, laboratórios e líderes", coordenado pela professora Kathy Brock, da School of Policy Studies da Queen’s University.

 

O programa da PBH que visa desburocratizar negócios sob a ótica do empreendedor foi apresentado pela analista de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Tamiris Resende, que também faz parte do College de pesquisadores que dirigem a Associação Internacional de Políticas Públicas.

 

“A transformação digital que está acontecendo em Belo Horizonte foi apresentada em um painel que enfatizou a importância da tecnologia na governança pública ao redor do mundo. Pesquisadores e gestores públicos da Alemanha, da Bélgica e Polônia apresentaram no mesmo painel estudos e experiências na área de inovação e tecnologias digitais”, disse Tamires.

 

Mais de mil pesquisadores e especialistas em políticas públicas de governos ao redor do mundo estiveram presentes no evento.

 

Mais uma ferramenta para simplificar processos de licenciamentos

 

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou no dia 20 deste mês uma plataforma mais moderna e de fácil navegação para o procedimento de licenciamento de atividades econômicas na capital. Trata-se do Sistema de Atividades Econômicas, que ficará integrado ao Portal de Serviços da PBH. O sistema entrará em operação em 3 de julho.

 

O novo sistema permitirá ao cidadão solicitar, acompanhar suas solicitações e visualizar documentos emitidos em um único ambiente, mediante autenticação no login gov.br. O sistema também está sendo preparado para evoluções futuras visando permitir que o empreendedor faça a solicitação de outros serviços relacionados ao licenciamento de atividades econômicas de forma unificada. 

 

Atendimento especializado

 

Saiba mais sobre as facilidades para se empreender em Belo Horizonte no Espaço do Empreendedor. Nesta página, há informações e dados relacionados ao ambiente de negócios em Belo Horizonte, como cursos, notícias, materiais informativos, incentivos e boletins econômicos. Além desses conteúdos, o empreendedor encontra espaço para sugerir a simplificação dos serviços e procedimentos.

 

Para quem deseja um atendimento presencial e individualizado, a Prefeitura disponibiliza também a Sala Mineira do Empreendedor, que funciona na Central de Atendimento BH Resolve. O atendimento é realizado por meio de agendamento on-line