Pular para o conteúdo principal

Mesatenista Wallace Santos
Foto: Marcelo Mendes

Programa da Prefeitura tem sete alunos contemplados com Bolsa Atleta

criado em - atualizado em

Programa da Prefeitura tem sete alunos contemplados com Bolsa Atleta

 

Sete atletas do Programa Superar foram contemplados com o Bolsa Atleta, ação de patrocínio individual do governo federal. Os beneficiados são: Maria Vitória Barcelos de Paula, Wallace dos Santos Basílio e Matheus Michetti Batista (tênis de mesa); Emilly Camilly Carvalho e Gabriel Gomide (atletismo); e Deane Silva de Almeida e Diego Silva (judô).

 

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Superar é um programa que promove a inclusão social da pessoa com deficiência por meio do esporte e de atividades físicas, culturais e lazer.

 

Matheus, Deane e Diego obtiveram a bolsa da categoria nacional em função do ranking de qualificação e vão receber um benefício de R$ 925 por mês. Os demais conquistaram a bolsa estudantil, de R$ 370 por mês, por conta do desempenho nas Paralimpíadas Escolares de 2019.

 

“O Superar cumpre uma função social fundamental à sociedade, beneficiando não apenas o aluno-atleta, com a inclusão e o bem à saúde e cognição, mas também os familiares, amigos e toda a população, gerando mais qualidade de vida a todos. Ver nossos alunos se superando e conseguindo ir além é algo que nos move a seguir aperfeiçoando esse programa tão importante”, afirma o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado.

 

Investimentos

 

Em abril passado, a Prefeitura concluiu a requalificação e obras de melhoria e acessibilidade da principal sede do programa Superar, o Centro de Referência Esportiva para a Pessoa com Deficiência, no bairro Carlos Prates, região Noroeste de Belo Horizonte.

 

Além da instalação de uma cobertura parcialmente translúcida e com opção de fechamento lateral, a reforma e a remodelação da piscina do Centro de Referência consistiram no nivelamento do piso e na troca do revestimento de fundo.

 

Todos os banheiros e vestiários do local receberam aparelhos e acabamentos novos, como pias, vasos, revestimento e pisos, além de adaptações para pessoas com deficiência, conforme padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

O elevador para pessoas com mobilidade reduzida passou por reparos e pintura. Um segundo elevador do mesmo padrão foi instalado anexo à piscina. Já as rampas de acesso foram adequadas às normas da ABNT. As melhorias contemplaram ainda a pintura de pisos e paredes externas do local, bem como a instalação de um novo sistema de iluminação.

 

O programa

 

O atendimento presencial do Superar está suspenso por tempo indeterminado desde 20 de março de 2020, em função da pandemia da Covid-19 e em conformidade com as ações da Prefeitura para conter a propagação do Coronavírus e preservar a saúde da população.

 

Com 16 modalidades esportivas e ocupacionais, o Superar atendia, até então, cerca de 950 alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo. Com a remodelação da piscina, a capacidade total do programa vai atingir 1050 pessoas, após a pandemia.

 

As modalidades oferecidas são atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo, funcional e percussão.

 

O programa conta com dois centros de referência: o Centro de Referência Esportiva para a Pessoa com Deficiência e a Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo, além de mais sete núcleos regionalizados - Colégio Marconi, Clube Palmeiras e escolas estaduais de ensino especial Amaro Neves e João Moreira Salles, UFMG (Campus Pampulha), além do Instituto São Rafael e da Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte.