Pular para o conteúdo principal

Mais de 20 agentes ambientais em formação contemplam a cidade de Belo Horizonte de ponto privilegiado, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Programa da Prefeitura promove educação ambiental em curso gratuito

criado em - atualizado em
Formar agentes ambientais visando a promoção de ações com base na Agenda 21, documento aprovado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO 92. Esse é o objetivo do BH Itinerante, programa da Prefeitura de Belo Horizonte, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Com duas edições por ano, o programa de educação ambiental apresenta abordagem socioambiental tendo a cidade de Belo Horizonte como espaço de ensino e aprendizagem. O curso é gratuito, tem duração de três meses com encontros semanais e pode ser feito por pessoas acima dos 16 anos. Para receber o certificado de conclusão do curso é necessário ter, no mínimo, 75% de presença.

Aproximadamente 60 alunos formam-se por ano, os chamados agentes ambientais. “O BH Itinerante tem uma metodologia que inclui atividades teóricas, práticas, interativas e lúdicas. Por meio de atividades de campo, são abordados aspectos referentes à realidade socioambiental da cidade para que os agentes atuem em suas respectivas comunidades”, explicou o analista de políticas públicas da Secretaria de Meio Ambiente, Aluísio Cardoso de Oliveira.

A engenheira ambiental Myra Morena, de 29 anos, já terminou o curso e elogia a dinâmica apresentada. “Tenho verdadeira paixão por esse curso. Sou carioca e, logo que cheguei na cidade, procurei um curso na área de educação ambiental. O curso da Prefeitura me mostrou na prática o que eu estava estudando na faculdade de Engenharia Ambiental. Eu indiquei para duas colegas da faculdade e elas também fizeram. É de se admirar o carinho que os organizadores têm por essa formação. São servidores que abraçaram mesmo a causa ambiental”, disse. 

A autônoma Mônica Maria Garcia Roza Lobato, de 54 anos, é aluna da atual edição do BH Itinerante. Ela ficou sabendo do curso através das redes sociais. “Eu não sou da área ambiental, mas pretendo ingressar. Por isso, quando fiquei sabendo do curso, por meio do instagram da Prefeitura, eu me inscrevi. Está sendo de grande valia para mim, estou aprendendo coisas que irei aplicar na minha vida. Pena que acaba rápido”, contou Maria. 



Extensão em educação ambiental 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta com Centros de Educação Ambiental cujo funcionamento é baseado em um Programa Integrado de Educação Ambiental e na reprodução local das atividades oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente. Os Centros de Educação Ambiental também podem incorporar novas ações, fundamentadas em peculiaridades e demandas específicas de cada região da cidade.

Durante todo o ano, são oferecidas palestras, travessias e oficinas. Somente em 2018, o Centro de Extensão em Educação Ambiental já atendeu mais de 1500 pessoas. 

Pessoas acima de 16 anos que queiram participar das atividades de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no próximo ano, podem procurar a Gerência de Educação Ambiental (avenida Afonso Pena, 342 - 8º andar, Centro) ou pelo telefone 3246-0600.

Confira os endereços dos Centros de Educação Ambiental na página do Meio Ambiente.
 
 

03/12/2018. Educação ambiental. Fotos: PBH/Divulgação