Pular para o conteúdo principal

Técnico mede a pressão de cidadão enquanto técnica preenche formulário, ao fundo, pessoas fazem caminhada, durante o dia.
Foto: Vilma Tomaz/PBH

Programa Caminhar oferece orientação individual nas pistas de caminhada de BH

criado em - atualizado em

O Caminhar, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, vai oferecer a partir da próxima semana serviços gratuitos de acompanhamento e orientação individual sobre a melhor maneira de praticar a atividade física. As equipes vão percorrer as pistas de caminhada da cidade, de 15 a 18 de outubro.

 

Na terça-feira, dia 15, o atendimento será na regional Norte. Das 7h às 9h, a equipe de profissionais de educação física do Caminhar estará na pista da avenida Risoleta Neves – Via 240 (próximo ao Centro de Referência de Assistência Social Novo Aarão Reis). Nesse local, quinzenalmente, cerca de 70 pessoas cadastradas no programa passarão por acompanhamento individual e avaliações físicas que incluem medida de pressão arterial, massa corporal, perímetro abdominal, peso, altura e frequência cardíaca.

 

Na quarta-feira, dia 16, a equipe fará o atendimento na região da Pampulha, na pista da avenida Otacílio Negrão de Lima – Mirante do Biguá (próximo à portaria do Pampulha Iate Clube). Na quinta, será na região de Venda Nova, na avenida Vilarinho, próximo ao 5.391 (em frente à Escola Municipal Pedro Guerra). O programa semanal de atendimento do Caminhar será encerrado sexta-feira, na região Centro-Sul, na pista da Barragem Santa Lúcia (próximo ao Centro de Saúde).

 

 

Caminhar nas pistas

O objetivo do Caminhar é estimular a prática de atividades físicas e promover a saúde. O trabalho é realizado a cada semana e atinge pistas de caminhada nas nove regionais da cidade. Acesse mais informações sobre o Projeto Caminhar e também os endereços das pistas.

 

Os usuários têm acesso, periodicamente, a testes de aptidão física e a orientações sobre a forma mais segura e adequada de praticar atividades físicas. Os frequentadores de uma mesma pista podem usufruir desse serviço a cada duas semanas, das 7h às 9h.

 

A equipe do Caminhar é formada por profissionais e estagiários de educação física e atende em locais de grande movimentação de praticantes de caminhada, em tendas montadas e devidamente equipadas para um acompanhamento qualificado.

 

Entre os serviços oferecidos destacam-se as avaliações físicas, os testes de força e flexibilidade e a aferição de pressão arterial. Os profissionais também fazem análise individual sobre os dados dos testes e fornecem orientações sobre a forma mais segura de praticar a caminhada.

 

No primeiro atendimento são realizados o cadastro e a avaliação de composição corporal. Outros testes são realizados em encontros posteriores, o que possibilita a reavaliação constante e o acompanhamento da evolução dos resultados. Os dados dos testes e avaliações dos cadastrados são armazenados para possibilitar o monitoramento mais preciso e continuado dos participantes do programa.