Pular para o conteúdo principal

Mulher, sentada em local aberto, tem sua pressão aferida por técnica de saúde, durante o dia.
Foto: Marcelo Machado/PBH

Programa Caminhar inicia atendimentos de 2020 no dia 13/1

09/01/2020 | 17:08 | atualizado em 11/01/2020 | 15:37

O cronograma de atividades de 2020 do programa Caminhar, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, começa na segunda-feira, dia 13 de janeiro. A estreia será na pista da rua Eduardo Cândido dos Reis, esquina com avenida Senador Levindo Coelho, bairro Tirol, regional Barreiro, das 7h às 9h30. No local, os praticantes de caminhada terão acesso gratuito aos serviços de avaliação física, acompanhamento e orientação individual sobre a melhor maneira de praticar o esporte.

 

As atividades são realizadas em nove pistas de caminhada, abrangendo as nove regionais de Belo Horizonte. Das 7h às 9h30, equipes de profissionais e estudantes de educação física prestarão atendimento em cada uma das pistas duas vezes ao mês.

 

Em uma tenda localizada nas proximidades da pista, a equipe realiza medições de peso, pressão arterial e circunferência abdominal, cálculo de Índice de Massa Corporal, além de testes cardiorrespiratórios e prova de flexibilidade que permite mensurar o nível de capacidade do indivíduo na execução de movimentos com os braços e as pernas.

 

Após a realização dessas avaliações, os cidadãos são orientados sobre a forma mais segura e adequada de praticar atividades físicas, de modo a potencializar os benefícios. O objetivo do Caminhar é ampliar o número de praticantes regulares de atividade física como forma de promover a saúde.

 

No primeiro atendimento são realizados o cadastro e a avaliação de composição corporal. Outros testes são realizados em encontros posteriores, o que possibilita a reavaliação constante e o acompanhamento da evolução dos resultados. Os dados dos testes e avaliações dos cadastrados são armazenados para possibilitar o monitoramento mais preciso e continuado dos participantes do programa.

 

No ano passado, o programa realizou 11 mil atendimentos. Confira os locais de atendimento e o cronograma de atividades para 2020 na página do programa Caminhar.

 

 

Programação de 13 a 17 de janeiro – 7h às 9h30

  • Segunda, 13 de janeiro - Regional Barreiro

Rua Eduardo Cândido dos Reis, esquina com avenida Senador Levindo Coelho, bairro Tirol. 

 

  • Terça, 14 de janeiro - Regional Noroeste

Via Expressa – Praça das Jabuticabeiras – Bairro Coração Eucarístico.

 

  • Quarta, 15 de janeiro - Regional Nordeste

Avenida Bernardo Vasconcelos, esquina com Rua Nossa Senhora da Paz, próximo ao nº 780, bairro Cachoeirinha.

 

  • Quinta, 16 de janeiro - Regional Oeste

Praça da Saúde (entre a avenida Silva Lobo e a Rua Viamão), bairro Grajaú.

 

  • Sexta, 17 de janeiro - Regional Leste

Avenida dos Andradas (esquina com avenida Mem de Sá), bairro Santa Tereza.


Últimas Notícias

Agentes da Defesa Civil em atendimento na Vila Biquinhas Prefeitura atende 474 chamados em razão das chuvas nas últimas 36 horas

Assim como no dia anterior, moradores do Barreiro foram os que mais acionaram a Defesa Civil, totalizando 53 chamados nesta sexta-feira.

24/01/2020 | 19:10
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o procurador-geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet e o prefeito Alexandre Kalil Ministra Cármen Lúcia visita gabinete do prefeito no COP

O encontro foi realizado no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), para onde o prefeito transferiu seu gabinete.

24/01/2020 | 14:23