Pular para o conteúdo principal

Profissional afere pressão de esportista, sentado, outro faz anotações em uma palheta, durante o dia.
Foto: Vilma Tomaz/PBH

Programa Caminhar faz avaliação física e dá orientações de saúde

20/08/2019 | 19:05 | atualizado em 21/08/2019 | 08:54

Praticantes de caminhada da capital podem ter acesso periodicamente a testes de aptidão física e a orientações sobre a forma mais segura e adequada de praticar atividades físicas. Esse serviço faz parte do Caminhar, programa da Prefeitura de Belo Horizonte, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que atende em média 900 pessoas por mês.

 

O atendimento ocorre durante todo o ano, entre 7h e 9h30, de segunda a sexta-feira, em nove pistas da cidade, uma em cada regional, conforme calendário mensal postado na página do programa. Os usuários de uma mesma pista podem usufruir desse serviço a cada duas semanas. A equipe, que é composta por profissionais e estagiários de educação física, atende em locais de grande movimentação de praticantes de caminhada, em tendas montadas e devidamente equipadas para um acompanhamento qualificado.

 

Entre os serviços oferecidos, destacam-se as avaliações físicas, os testes de força e flexibilidade e a aferição de pressão arterial. Os profissionais também fazem análise individual sobre os dados dos testes e fornecem orientações sobre a forma mais segura de praticar a caminhada.

 

No primeiro atendimento são realizados o cadastro e a avaliação de composição corporal. Outros testes são realizados em encontros posteriores, o que possibilita a reavaliação constante e o acompanhamento da evolução dos resultados.

 

De acordo com a coordenadora do Caminhar, Cláudia Calhau, os dados dos testes e avaliações dos cadastrados são armazenados a fim de manter o histórico e poder realizar um monitoramento mais preciso e continuado dos participantes do programa. O Caminhar atua também nas escolas municipais, onde são desenvolvidas atividades lúdicas com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância da atividade física para a manutenção da saúde.

 

 

Calendário de atendimento de agosto nas pistas - das 7h às 9h30

Dia 21 - Regional Pampulha - avenida Otacílio Negrão de Lima - Mirante do Biguá (próximo à portaria do Pampulha Iate Clube)

 

Dia 22 - Regional Venda Nova – avenida Vilarinho, próximo ao nº 5.391(em frente à Escola Municipal Pedro Guerra)

 

Dia 23 - Regional Centro-Sul – Barragem Santa Lúcia (próximo ao Centro de Saúde)

 

Dia 26 - Regional Barreiro – rua Eduardo Cândido dos Reis (esquina com avenida Senador Levindo Coelho)

 

Dia 27 – Regional Noroeste – Via Expressa – Praça das Jabuticabeiras (antigo Cercadinho)

 

Dia 28 – Regional Nordeste – avenida Bernardo Vasconcelos (esquina com rua Nossa Senhora da Paz, próximo ao nº 780)

 

Dia 29 – Regional Oeste – praça da Saúde (entre a avenida Silva Lobo e rua Viamão)

 

Dia 30 – Regional Leste – avenida dos Andradas (esquina com avenida Mem de Sá)

 

 

20/08/2019. Programa da Prefeitura faz avaliação física e dá orientações de saúde para quem pratica caminhada. Fotos: Vilma Tomaz/PBH


Últimas Notícias

Crianças durante aula de ginástica rítmica Polo esportivo da Prefeitura, na Leste, abre 70 vagas para diversas modalidades

O Polo tem capacidade para atender 360 alunos e disponibiliza duas aulas semanais realizadas nos turnos da manhã e tarde de segunda a sexta.

14/02/2020 | 15:56
Imagem do Jardim Japonês no Zoológico de Belo Horizonte Belo Horizonte tem programação também para quem não curte o Carnaval

Para os moradores e turistas que querem tranquilidade total durante o feriado, a capital oferece diversas opções de lazer. 

14/02/2020 | 15:49