Pular para o conteúdo principal

Programa Caminhar estreia atendimentos de 2023 na segunda-feira (16)
Foto: Vilma Tomaz/PBH

Programa Caminhar estreia atendimentos de 2023 na segunda-feira (16)

criado em - atualizado em


O calendário de 2023 do serviço de avaliação física e orientações sobre saúde aos praticantes de caminhada terá início nesta segunda-feira (16).  O procedimento faz parte do Caminhar, programa da Prefeitura de Belo Horizonte que presta, quinzenalmente,  atendimento individualizado, das 7h às 9h30,  aos usuários de nove pistas de caminhada, uma em cada regional, com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas.

A estreia da agenda do ano será na pista da avenida Otacílio Negrão de Lima, na Pampulha. A partir das 7h, em uma tenda montada no Mirante do Biguá, próximo a portaria do PIC, a equipe de 12 profissionais e estagiários de educação física iniciará os atendimentos com medições de peso, pressão arterial, circunferência abdominal, nível de atividade física e cálculo de Índice de Massa Corporal.

 “Após a realização dessas avaliações, os caminhantes são orientados sobre a forma mais segura e adequada de praticar atividades físicas, de modo a potencializar os benefícios”, ressalta João Rafael Caldeira, coordenador do programa realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Segundo o coordenador, o objetivo do Caminhar é ampliar o número de praticantes regulares de atividade física como forma de promover a saúde.  “No primeiro atendimento são realizados o cadastro, avaliações do nível de atividade física e composição corporal. Outros testes são realizados em encontros posteriores, o que possibilita a reavaliação constante e o acompanhamento da evolução dos resultados. Os dados dos testes e avaliações dos cadastrados são armazenados para possibilitar o monitoramento mais preciso e continuado dos participantes do programa.”, destaca. 


No ano passado foram realizados 9.400 atendimentos em pistas de caminhada da cidade. Confira os locais de atendimento e o cronograma de atividades para primeiro trimestre de 2023.  

Programação semanal – 16 a 20 de janeiro – 7h às 9h30

Segunda-feira (16)
Regional Pampulha
Avenida Otacílio Negrão de Lima – Mirante do Biguá, proximidade do PIC
 
Terça-feira (17)
Regional Norte
Avenida Risoleta Neves (via 240)
 
Quinta-feira (19)
Regional Venda Nova
 Avenida Vilarinho, proximidade do número 6.932
 
Sexta-feira (20)
Regional Centro-Sul
Barragem Santa Lúcia (próximo ao centro de saúde).