Pular para o conteúdo principal

Mais de seis alunos de escola municipal jogam peteca em quadra poliesportiva.
Foto: Vilma Tomaz/PBH

Programa Caminhar estimula alunos municipais à prática de atividades físicas

22/05/2019 | 18:56 | atualizado em 24/05/2019 | 14:32

Conscientizar os alunos da Rede Municipal  de Educação sobre a importância da prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde. É com esse foco que o programa Caminhar, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, promove, permanentemente, uma série de ações nas escolas municipais. A equipe do Caminhar desenvolve uma temática específica a cada ano e, em 2019, estão sendo ofertadas oficinas de peteca. Até o final do ano, cerca de cinco mil alunos, com idade entre 9 e 14 anos, serão atendidos.

 

De acordo com a coordenação do Caminhar, até o final do ano, terão participado alunos de 19 escolas da rede municipal. O conteúdo sobre atividades físicas e saúde é trabalhado com base no tema escolhido. No ano passado, as ações contemplaram jogos e brincadeiras tradicionais. “Neste ano, optamos pela peteca, modalidade esportiva facilmente adaptável  a diferentes  espaços e níveis de aptidão física”,  afirma a coordenadora do programa Caminhar, Cláudia Calhau.

 

Na sexta-feira, dia 17 de maio, a oficina de peteca foi realizada na Escola Municipal Francisca Alves, no bairro Santa Terezinha, região da Pampulha. Na sala de aula, a educadora física Natália Louredo contou para os alunos sobre a história do jogo, criado pelas tribos indígenas de Minas Gerais, explicando que a prática está entre os exercícios físicos acessíveis às pessoas de várias faixas etárias e classes sociais. Já na quadra, as atividades envolveram o aprendizado do jogo e as regras.

 

João Pedro Fortuna Silva Assis, de 12 anos, morador do bairro Bandeirantes, disse que ficou entusiasmado com o esporte. “É divertido jogar peteca. Além disso, estimula os movimentos dos braços”, afirmou. Para outro aluno, Enrico Lourenço de Paula, 14 anos, a atividade foi interessante pois proporcionou acesso aos conhecimentos das regras do jogo e da sua importância como exercício físico.

 

As aulas do Caminhar na Escola ocorrem em média duas vezes por semana em escolas municipais, contemplando alunos de até três turmas por instituição. Na programação do próximo mês, constam atividades nas escolas municipais Anísio Teixeira e Governador Carlos Lacerda.    

 

 

Pistas de Caminhada

Outra ação do programa é o “Caminhar nas Pistas”, que disponibiliza equipe de educadores físicos em nove pistas de caminhada de Belo Horizonte, uma em cada regional, com realização de avaliações físicas periódicas e com o objetivo de oferecer ao caminhante um acompanhamento individualizado e contínuo.

 

Durante o atendimento, o participante recebe informações sobre o peso, Índice de Massa Corporal (IMC), pressão arterial, composição corporal e condicionamento cardiorrespiratório. A ação contempla, anualmente, cerca de 9.500 jovens, adultos e idosos. A programação com o calendário dos dias e horários das equipes em cada regional pode ser conferida neste link

 

 

22/05/2019. Oficina de peteca nas escolas. Fotos: Vilma Tomaz/PBH