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Programa Belo Horizonte 4 Estações patrocina 59 eventos com potencial turísitico
Foto: Qu4rto Studio/Belotur

Programa Belo Horizonte 4 Estações patrocina 59 eventos com potencial turístico

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A Belotur divulgou, nesta terça-feira, dia 3,  o resultado do 12º edital do ‘Programa Belo Horizonte 4 Estações’, projeto de fomento a eventos com potencial turístico da capital mineira. Ao todo, 59 iniciativas foram aprovadas, e o resultado final pode ser acessado neste link. Dos projetos inscritos, foram contemplados 22 na categoria A, que recebem R$100 mil cada. Na categoria B serão patrocinados 34 eventos, com o aporte de R$50 mil cada. Outros três projetos foram atendidos na categoria C, com R$25 mil cada. Todos os eventos aprovados no edital acontecem na modalidade presencial. 

Os projetos variam entre turísticos (tours presenciais, festivais de turismo, seminários); apresentações artísticas (shows); eventos esportivos, gastronômicos e de moda, seminários técnico-científicos, entre outros. Eles estão alinhados com o posicionamento turístico ‘Belo Horizonte Surpreendente’, e dentro das temáticas da gastronomia, encontro, tradição e pluralidade. 

Gilberto Castro, presidente da Belotur, ressalta a importância do ‘Programa Belo Horizonte 4 Estações’ para a cadeia de eventos da cidade. “Exercendo seu papel de valorizar o turismo urbano, o Programa 4 Estações continua fortalecendo a promoção e a comercialização do destino Belo Horizonte e das suas diversas atividades.  A capital mineira vem voltando a sua normalidade e retomando seu destaque como uma cidade do entretenimento. Dessa forma, o edital segue fomentando grandes eventos e movimentando uma importante fatia da economia na cidade”, comenta. 

Sendo um dos principais ativos da capital mineira, a gastronomia está presente em diversas frentes de atuação da Belotur. Confirmando esse destaque, vários projetos gastronômicos foram selecionados pelo ‘Programa 4 Estações’. Entre eles está o Fuegos Festival BH, com programação dinâmica e criativa, que acontece em setembro, e valoriza as técnicas de preparo do churrasco. Outro projeto que busca difundir a cultura mineira por meio da gastronomia, fomentando negócios, empreendedorismo e a criatividade, é a Feirinha Aproxima, com início marcado para junho. O prestigiado Confeitar Minas, evento de confeitaria onde profissionais e amantes do segmento se reúnem em busca de conhecimento, atualização e networking, também está entre os eventos selecionados e deve chegar à cidade em agosto. Toda essa programação reforça o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, concedido em 2019. 

Para impulsionar a capital mineira como destino turístico de experiência, o edital também patrocinará diversos eventos musicais. Destacam-se o Prime Rock Brasil, o Festival Sarará, o Festival Sertanejo e o projeto BH Vai Voltar a Cantar. Esses eventos acontecem entre os meses de maio e setembro e reúne nomes como Biquini Cavadão, Titãs, Nando Reis, Zeca Pagodinho, Pabllo Vittar, Marina Sena, Sandra de Sá, Guilherme Arantes, Henrique e Juliano, Alok e João Gomes. 

A lista conta, ainda, com eventos esportivos, como o Bope Games, maior festival multiesportivo da América Latina, e feiras como a Exposição Nacional Mangalarga Marchador, que promove campeonatos e leilões. Sem falar nas programações tradicionais como 5ª Festa Chilena, que apresenta a cultura e gastronomia dos imigrantes que escolheram a capital como lar. Os demais eventos selecionados acontecerão dentro da vigência do edital, que vai de 14/05 a 21/09. 

Vale ressaltar que cada evento realizado com aporte financeiro das regras publicadas nesta terça-feira contrata ou apoia, no mínimo, mais outras seis empresas belo-horizontinas. São serviços de comunicação, alimentação, infraestrutura, locação de equipamentos, sonorização, iluminação, transmissão, entre outros, gerando emprego e renda no município. 

Programa 4 Estações 

O Programa Belo Horizonte 4 Estações consiste em uma ação contínua  de promoção e consolidação do posicionamento turístico de Belo Horizonte. Seu principal intuito é apresentar a capital mineira como uma cidade atraente, promovendo seus atributos e eventos por meio de uma plataforma segmentada em quatro períodos temáticos. Essas temporadas unem o clima a uma série de atrativos percebidos em Belo Horizonte durante o verão, outono, inverno e primavera. Lançado em 2018, o projeto já disponibilizou doze Editais de Concessão de Auxílio Financeiro para a realização de eventos de potencial turístico em Belo Horizonte.