Pular para o conteúdo principal

Três professoras participantes do Programa Improve Your English em viagem aos Estados Unidos da América em edição anterior.
Foto: Divulgação/PBH

Professores municipais são graduados em programa de Inglês

03/08/2017 | 14:37 | atualizado em 07/08/2017 | 10:01

Na sexta-feira, dia 4 de agosto, será realizada a formatura de 55 professoras e professores de inglês de escolas públicas municipais que concluíram a capacitação ministrada pelo British Council. A organização do Reino Unido é parceira do programa Improve Your English, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, por meio de sua Adjunta de Relações Internacionais e da Secretaria Municipal de Educação.
 

O treinamento teve duração de um ano, com 180 horas-aula, das quais 144 foram presenciais e 36 à distância. Conciliar o trabalho nas escolas com os locais e horários para oferta da capacitação foi um desafio. A solução foi criar turmas em três polos de formação: quatro na Secretaria Municipal de Educação -SMED (manhã e tarde), uma na Faculdade Kennedy (manhã) e outra na PUC-Barreiro (tarde).
 

Todo o conteúdo foi transmitido em inglês, com o objetivo não só de aprimorar a fluência no idioma, mas também de assegurar a aplicação, em sala de aula, da nova metodologia ensinada durante o curso. Para isso, além das orientações dos tutores nas classes presenciais, os professores receberam planos de aula completos, incluindo ideias criativas para praticar com os alunos.
 

Para atestar o aprendizado e sua utilização efetiva nas escolas, tutores diferentes dos que ministraram o curso foram assistir algumas aulas. “Os resultados foram excelentes”, comemora Maria Ângela Bomfim, coordenadora do programa Improve Your English. “Merecem cumprimentos todos os professores participantes e também os quatro tutores da parte presencial: Fabrício Baia Raposo, Flávia Cristina de Souza Camargo,Cláudia Caixeta da Silva e Maria José D'Alessandro Nogueira”, completa Maria Ângela.
 

A cerimônia de formatura será realizada no dia 4 de agosto,às 18 horas, no auditório JK da Prefeitura de Belo Horizonte – avenida Afonso Pena, 1.212, 1º andar. Além de professores e tutores, estarão presentes o secretário municipal adjunto de Relações Internacionais, Bruno Miranda, a secretária municipal de Educação, Ângela Dalben e o diretor-presidente do British Council no Brasil, Martin James Dowle, além de representantes da Prefeitura e da SMED.


 

Improve Your English

 

O programa visa impulsionar e aperfeiçoar o ensino de inglês na Rede Municipal de Ensino, contribuindo para a internacionalização do município. Foi criado em 2008 e oficializado por meio do decreto nº 15.993, de 15 de abril de 2015. A iniciativa está estruturada em quatro eixos: treinamento, intercâmbio, sensibilização e diversificação.


Desde a criação, 195 professores já passaram pelo programa por meio de treinamentos, cursos e intercâmbios. Desses, 65 concluíram sua capacitação pelo Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu); outros 75, pela Cultura Inglesa (alguns ainda em capacitação) e os 55, capacitados pelo British Council, que se formam no dia 4 de agosto. O programa tem diferenciais como aulas ministradas integralmente em inglês para desenvolver gramática e fluência no idioma, desenvolvimento de metodologias para aplicação em sala de aula, busca de possibilidades de intercâmbio no exterior e sensibilização de professores e alunos para a importância do aprendizado da língua estrangeira.