Pular para o conteúdo principal

Treze pessoas, homens e mulheres, sentadas à mesa, posando para uma foto.
Foto: Divulgação PBH

Professores municipais participam de intercâmbio nos Estados Unidos

criado em - atualizado em

Oito professores de Língua Inglesa da Rede Pública Municipal vão participar de um intercâmbio de 30 dias nas férias de julho deste ano, no Aims College, na cidade de Greeley, no Colorado, Estados Unidos da América (EUA). Os professores integram o programa Improve you English, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Diretoria de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Cultura Inglesa, com o Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU), o British Council e o Partners of the Americas.

 

Esse é o quarto ano consecutivo de intercâmbio com o Colorado, que faz parte do programa Teacher Readiness Improvement Pedagogy (TRIP). Durante um mês, os professores ficam hospedados em casas de família de membros voluntários do Partners of the Americas. Lá, os intercambistas recebem alimentação, transporte e curso grátis. As aulas são de segunda a quinta, das 9h às 17h. Às sextas-feiras, os partners, como são conhecidos os voluntários que recebem os intercambistas, promovem passeios culturais a museus, cinemas, concertos ao ar livre, praia, entre outros. Desde a criação, há quatro anos, 13 professores de inglês da Rede Municipal já participaram da iniciativa.

 

 Os professores selecionados foram Amanda da Conceição Barros Pereira, da Escola Municipal Professor Melo Cançado; Viviane Imaculada de Oliveira Silva, da Escola Municipal Padre Henrique Brandão; Tânia de Fátima Alves Coelho,  da Escola Municipal Cora Coralina; Salastiel Ramos Ribeiro da Escola Municipal Governador Carlos Lacerda; Baltazar Espíndula da Silva, da Escola Municipal Dulce Maria Homem; Adriana de Oliveira Ladislau, da Escola Municipal Francisco Campos e Rudneia Batista da Silva, da Escola Municipal Antônio Salles Barbosa. Por ter se destacado no intercâmbio do ano passado, o professor Marcos Silvestre Leal, da Escola Municipal Pedro Aleixo, foi escolhido pelos partners do Colorado e pela Diretoria de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento para ajudar os organizadores do TRIP deste ano.

 

 

Expectativa

Em recente reunião na Diretoria de Relações Internacionais, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, os professores selecionados assinaram um termo de compromisso comprometendo-se a fazer um relato de toda a experiência e a compartilhar o conhecimento adquirido com os outros professores de inglês, por meio de workshops e palestras, na volta ao Brasil. Na oportunidade, eles relataram a expectativa de participar do intercâmbio.

 

 Há quatro anos na Rede Municipal, o professor Baltazar Silva disse estar motivado a buscar novas tecnologias de ensino para seus alunos do 7º e 8º ano e tem a expectativa de que a experiência possibilite melhoria  no ensino e na perspectiva de ajudar os colegas professores que ainda não participaram do programa. Interessado em novas metodologias de ensino da Língua Inglesa, ele acredita que o intercâmbio vai possibilitar mais crescimento em sua carreira.

 

Destaque no intercâmbio do ano passado, o professor Marcos Leal mostrou que o intercâmbio mudou sua visão do magistério. Orgulhoso de ser professor na Rede  Municipal de Belo Horizonte, ele salienta a importância da implantação de novas tecnologias e melhorias no ensino, como a Prefeitura vem fazendo por meio do Improve your English. Além de melhorar o ensino da Língua Inglesa, o programa oferecido pela Prefeitura abre outras perspectivas para os alunos, que passam a valorizar a criatividade, a tecnologia e a cultura.

 

 Ao participar do encontro que reuniu os professores selecionados, o secretário-adjunto de Educação, Marcos Alves, salientou o compromisso da Prefeitura com a valorização e a formação dos professores municipais. “A Secretaria Municipal de Educação vem fazendo parcerias com as universidades e dando continuidade a iniciativas que já existiam (inclusive o programa Improve your English), que são ricas para os educadores municipais”, disse.

 

A iniciativa, como considerou o diretor de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Hugo Salomão, contribui para o aprendizado de outros idiomas e pode ser ampliada. “Em parceria com a Secretaria da Educação estão sendo estudados mecanismos para ampliar o projeto para diversas outras línguas. Há diálogos bem avançados para ter um centro multilinguístico com a  parceria de diversas instituições”, afirmou.

 

 

Improve your English

O programa tem como objetivo proporcionar uma vivência no exterior. Com o Improve your English, a Prefeitura desenvolve várias ações de valorização dos professores de Inglês da Rede Municipal, oferecendo capacitações e desenvolvimento de práticas escolares inovadoras.

 

A iniciativa, segundo a coordenadora do Improve Your English, Maria Ângela Ribeiro Bonfim, permite que os professores municipais selecionados tenham contato com outra cultura e possam experimentar, na prática, a comunicação em outra língua. Ela destaca também que, além de aprender outras metodologias de ensino da Língua Inglesa, a iniciativa contribui para a melhoria contínua do sistema de ensino do idioma nas escolas municipais.

 

A representante do Partners of the Americas do comitê Minas Gerais, Luzia Salem Lisita, afirmou que os voluntários americanos também aprendem muito com os intercambistas. O TRIP do Comitê de Minas Gerais é um dos mais bem-sucedidos dentre os programas que são organizados pelos Partners of the Americas.