Pular para o conteúdo principal

Homem preparando as refeições dos animais
Foto: Amira Hissa

Produção de alimentos no Zoo BH garante variedade e qualidade para os animais

criado em - atualizado em

Quem visita o Jardim Zoológico de Belo Horizonte já sabe que vai encontrar animais da fauna nativa brasileira e também da exótica mundial, muitos deles ameaçados de extinção. São diversas frentes de trabalho dedicadas à manutenção da saúde, do bem-estar dos bichos e também promover atividades de educação ambiental para o público.

 

No Zoo BH, a equipe de nutrição se dedica não apenas a elaborar e preparar as dietas de cada animal, mas também à produção de alimentos diversos, a fim de oferecer mais qualidade e variedade, além de economia de recursos no orçamento da instituição.

 

A produção local é feita atualmente em 25 canteiros. São cultivados alface, almeirão, acelga, couve, batata doce, milho, feijão, malvavisco (folhagem parente do hibisco), rami (folhagem de excelente valor proteico), entre outros.

 

Melina Fernandes, zootecnista chefe da Seção de Nutrição, explica que, além de minimizar os custos com a compra desses itens, cultivá-los no Zoo permite à equipe a rastreabilidade do alimento, o que garante maior controle sobre a qualidade dos itens oferecidos aos animais. Além disso, ainda permite manter alta variedade na dieta, já que nem sempre é fácil encontrar no mercado todos os itens que são produzidos no Zoo. Outra vantagem é a ausência de agrotóxicos no processo de cultivo.

 

Essa produção torna-se especialmente importante quando se tem alguns animais com peculiaridades de saúde – como o Chimpanzé Serafim, que é diabético - ou outros com paladar bastante exigente, como um dos cervídeos do plantel, o cervo-do-pantanal, que aceita poucos alimentos, entre os quais amora, milho e malvavisco, que são produzidos na casa.

 

Já os gorilas adoram a rama da batata-doce, o que permite aproveitar o alimento em sua totalidade, sem desperdiçar as folhas. Outra preferência – disputadíssima, por sinal - dos gorilas é o funcho, folhagem de alto custo e muitas vezes difícil de encontrar no mercado. “Só para o grupo de gorilas, enviamos 18kg de folhagens diversas por dia, entre elas o funcho. Produzir esses alimentos no Zoo nos traz a tranquilidade de que não irá faltar e, mais importante, que estão sendo oferecidos alimentos de alta qualidade”, reforça Melina.

 

O setor de nutrição do Zoo BH produz atualmente, em média, três mil pés de hortaliças a cada 40 dias, considerando os 25 canteiros. Isso gera uma economia de 40% no orçamento mensal do pedido de hortifruti do Zoo BH. Atualmente, estão sendo preparados outros canteiros, para aumentar a produção.  A meta, segundo Melina, é chegar a 100% de economia e não mais precisar comprar os itens no mercado.