Pular para o conteúdo principal

Prodabel e SLU certificam 39 jovens aprendizes como agentes ambientais

Prodabel e SLU certificam 39 jovens aprendizes como agentes ambientais

criado em - atualizado em

A Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) certificaram, nessa quarta-feira (21), 39 jovens aprendizes como agentes ambientais, que irão atuar como colaboradores da SLU. O curso contou com conteúdos teóricos e práticos aplicados nas dependências da SLU, CRC Prodabel, aterro sanitário Macaúbas e cooperativas. O foco principal do processo de formação foi trabalhar com os alunos a problemática dos resíduos sólidos e eletroeletrônicos por meio da educação ambiental. 

Segundo o professor da Prodabel Klinsmann Cortezzi Pedras, responsável pelas atividades de educação ambiental da instituição, “a iniciativa não tem como objetivo esgotar a problemática dos resíduos sólidos ou dos resíduos eletroeletrônicos, mas apresentar alguns aspectos básicos de uma questão ambiental muito importante que envolve a todos nós enquanto indivíduos e sociedade”. 

Para Júlia Galdino, a experiência foi importante para rever nossos costumes e identificar como podemos melhorar nossas práticas cotidianas. “Pude entender o que é o meio ambiente e como podemos contribuir com ele de forma prática, conhecer o sistema de logística reversa e o recondicionamento de computadores da Prodabel e, por fim, conhecer  o aterro sanitário com a sua gigantesca dimensão e organização e cuidados com o meio ambiente”, comentou.

O aluno Andert Elias destacou a importância do curso: “Gostei muito pois é abrangente e abre a nossa percepção para a importância dos resíduos sólidos e sobretudo dos resíduos eletroeletrônicos. Acredito que todos deveriam ter acesso a esse tipo de formação e no que depender de mim, vou levar esses conhecimentos adiante". 

Amanda Dávila, técnica de acompanhamento da ASSPROM, destacou que o curso proporcionou aos aprendizes a criação do senso crítico referente ao lixo eletrônico. “A metodologia utilizada ocasionou quebras de conhecimentos antigos, gerando ressignificação e assimilação das novas informações. Além disso, eles tiveram oportunidade de conhecer a Prodabel e principalmente, a gama de cursos ofertados à população”, avaliou Dávila.

Ansiosos por novas iniciativas, a Diretoria de Inclusão Digital da Prodabel já planeja novas ações visando a propagação de outras intervenções ambientalmente corretas no ano de 2023.