17 November 2022 -
O Procon PBH preparou uma cartilha com algumas dicas para orientar quem pretende ir às compras em lojas físicas e on-line durante a Black Friday. O objetivo é ajudar o consumidor a realizar uma boa compra e garantir todos os direitos durante e após a efetivação do negócio, a fim de minimizar os riscos de golpes e fraudes.
Segundo dados da Serasa, divulgados em 2021, cerca de 45% das pessoas já fizeram alguma compra na Black Friday, sendo que, destas, 50% afirmam que passaram por algum transtorno ou situação de fraude. “É muito comum que as pessoas desconfiem das ofertas e se sintam inseguras na hora da compra. Então, existem alguns critérios que garantem mais clareza e tranquilidade para o consumidor”, comenta Georgia Soalheiro, gerente de atendimento ao consumidor do Procon PBH.
A cartilha elaborada pelo Procon PBH contempla dicas para compras em lojas físicas e virtuais, traz alertas para se ter mais segurança no momento de efetuar cadastro e pagamento online, e esclarece os principais direitos do consumidor perante aos comerciantes. O arquivo completo da cartilha e mais informações sobre o tema podem ser acessados na página do Procon PBH.
Mercado aquecido neste fim de ano
A expectativa é que, ao longo deste mês de novembro, haja uma injeção de R$ 2,06 bilhões na economia de Belo Horizonte provenientes de transações comerciais. De acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), sete em cada dez empresários (73,6%) acreditam que as vendas em torno da data serão melhores que as do último ano.
Para os empresários entrevistados, entre os produtos que deverão ter maior saída, estão: roupas/vestuário (37,3%); calçados (17,2%); acessórios – relógios, joias e bijuterias (7,8%); cosméticos – perfume, hidratante e maquiagem (7,8%); itens de decoração (6,4%); itens de papelaria (5,9%); bolsas; mochilas e malas (5,9%) e produtos alimentícios (4,9%).
Dicas do Procon PBH para compras na Black Friday 2022:
Compras on-line
Ao comprar pela internet, verifique se a loja é de confiança e se tem endereço físico, meios de contato e CNPJ ativo na Receita Federal.
Direito de arrependimento
Caso se arrependa da compra, você pode trocar o produto ou cancelar o pedido, em até 7 dias, a contar da data da compra ou recebimento do produto. Esta regra vale somente para as compras feitas fora do estabelecimento comercial (pela internet/telefone ou domicílio).
Golpes e sites falsos
Evite acessar links promocionais enviados por e-mail, SMS, WhatsApp e outras mídias sociais. Digite o endereço eletrônico direto no navegador.
Preços muito baixos
Tenha cuidado com preços muito abaixo do mercado e verifique se a oferta é real. Se o preço estiver muito abaixo da média, a empresa pode não ser obrigada a cumprir a oferta anunciada, quando se tratar - por exemplo - de um erro grosseiro.
Confiabilidade da loja
Verifique depoimentos, reclamações e avaliações antes de finalizar a compra. Você pode obter essas informações em sites como o Reclame Aqui e o Consumidor.gov.br.
Dados on-line
Só insira seus dados pessoais se o endereço do site começar com https://. Verifique se o símbolo de um cadeado aparece ao lado da barra de endereços do navegador (essa é a indicação de que o site é seguro). Por fim, nunca salve seus dados no site da compra.
Direito à informação
Você tem o direito de acessar informações sobre preço e prazo de entrega sem necessidade de contatar o colaborador da loja para obtê-las.
Direito de troca
Você tem direito de trocar produtos defeituosos, mesmo que eles estejam na promoção.
Dados da compra
Guarde todas as informações referentes à compra: nome do site, produtos pedidos, forma de pagamento, valor, prazo de entrega, número de identificação do pedido e conversas trocadas com o fornecedor.