Pular para o conteúdo principal

Primeira semana do Carnaval de 2025 terá mais de 60 cortejos nas ruas da cidade
Julia Lanari

Primeira semana do Carnaval de 2025 terá mais de 60 cortejos nas ruas da cidade

criado em - atualizado em

O Carnaval de Belo Horizonte está de volta a partir deste sábado (15), trazendo uma vibrante programação com 65 cortejos sendo realizados em diversos pontos da cidade durante a primeira semana de festividades, que ocorrerá entre 15 e 21 de fevereiro. Para 2025, são esperados mais de 450 desfiles dos blocos de rua se apresentando pelas nove regionais da capital mineira. Confira a programação completa no Portal Belo Horizonte

“É com imensa alegria e entusiasmo que anunciamos o Carnaval de Belo Horizonte 2025, que contará com uma programação extensa, plural e descentralizada. Durante a primeira semana da folia, mais de 65 blocos irão se apresentar em diferentes pontos da cidade. A Prefeitura de Belo Horizonte está comprometida em oferecer toda a infraestrutura necessária para garantir a qualidade da festa e mitigar os impactos que um evento dessa magnitude gera. Nosso compromisso é fazer um Carnaval de gente para gente, um evento construído coletivamente, com diálogo e muita parceira. Cada folião, cada artista, cada trabalhador envolvido faz parte dessa grande celebração", destaca Bárbara Menucci, presidente da Belotur. 

Abrindo a folia na cidade, no dia 15 de fevereiro, o Bloco Tchanzinho Zona Norte faz o tradicional cortejo na Pampulha, a partir das 9h, levando ao público muitas canções autorais e famosos hits do axé music. A concentração acontece na Avenida Sebastião de Brito, 120, no bairro Santa Rosa. Valorizando a Música Popular Brasileira, o Bloco Cefet com Banana faz desfila a partir das 13h, saindo da Avenida Brasil, 1.145, no Bairro Funcionários. 

Ainda no dia 15, no período da tarde, o Bloco Tapa de Mina, que une e capacita mulheres por meio de instrumentos de percussão, fará seu cortejo às 13h, com concentração na Rua Maria Carmem Valadares, 594, Santa Efigênia. A Fanfarra Feminina Sagrada Profana, fundada no ano de 2016, irá se apresentar pelas ruas da Região Leste da capital, valorizando grandes nomes femininos da história da música. A concentração acontece também às 13h, na Rua Vicente Risola, 1.070, no Santa Inês. Na Avenida Augusto de Lima, 785, Centro, o Bloco Tamborins Tantãs fará seu clássico desfile às 16h. O grupo tem como característica levar alegria e brincadeiras entre bateria e foliões, sempre brindando o amor, a paz e a loucura. 

No dia 16 de fevereiro, o Bloco Bruta Flor, composto exclusivamente por mulheres, apresentará ao público muito empoderamento, representatividade e fortalecimento através de um repertório autoral feito por artistas de Belo Horizonte. O bloco se concentra na Rua Aquiles Lobo, 82, Floresta, a partir das 10h. O Babadan Banda de Rua, que se apresenta também no domingo, é garantia de muita diversão e valorização da cultura afro na região Noroeste. A concentração ocorre na Praça XV de Junho, 23, no Bairro Bonfim, a partir das 11h. O Bloco Movat BH foca o cortejo no orgulho e na visibilidade das pessoas trans e travestis, e sairá da Rua dos Carijós, 270, Centro, ao meio-dia. 

Fechando a primeira semana de folia na cidade, na sexta-feira (21), o Bloco Flor & Amar realiza o cortejo na Avenida José Lopes Muradas, 56, no Bairro Floramar. Criado em 2019, o grupo reúne amigos e foliões para um desfile com bateria de samba-enredo e ritmos variados, promovendo alegria e inclusão nas ruas da regional Norte. No mesmo dia, o Bloco Baião de Rua desfila na Rua Manaus, no Bairro Santa Efigênia, celebrando os ritmos nordestinos, com destaque para o baião, xote, arrasta-pé e xaxado. A concentração acontece a partir das 20h, na altura do número 645. 

Para a folia de 2024, haverá gestão integrada, com cerca de 30 órgãos públicos trabalhando em conjunto. O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) irá monitorar o evento em tempo real. Também irá ocorrer acompanhamento georreferenciado dos blocos e serviços da cidade. 

Carnaval de Belo Horizonte 2025 

O Carnaval de Belo Horizonte 2025 é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte e conta com a correalização do Governo do Estado de Minas Gerais e com o patrocínio da Ambev, assinando a ‘Cota Apresenta’ Brahma. O grupo também participa da ‘Cota de Patrocínio’ Beats, Guaraná e Zé Delivery. O evento tem o apoio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e a Rede Globo é a emissora oficial da folia. 

Com raízes nas manifestações populares espontâneas, o Carnaval de Belo Horizonte é reconhecido pela essência democrática e plural, que atrai milhões de foliões e se espalha por todas as regiões da cidade. Consolidado como um dos melhores carnavais de rua do Brasil, o evento destaca-se pela diversidade e inclusão, representando um dos principais produtos turísticos da capital mineira. O evento de 2025 ocorrerá entre 15 de fevereiro e 9 de março. 

Além da importância cultural e de entretenimento, o Carnaval movimenta setores essenciais da economia, gerando emprego e renda para milhares de pessoas. A festa em Belo Horizonte conta com Blocos de Rua, desfiles de Escolas de Samba e Blocos Caricatos, além do tradicional Kandandu — a abertura oficial com encontro de blocos afro — e da eleição da Corte Momesca. Em 2025, a expectativa é que a folia atraia cerca de 6 milhões de foliões e movimente aproximadamente R$ 1 bilhão na economia local.