Pular para o conteúdo principal

Prevenção à febre maculosa é intensificada no Parque Ecológico da Pampulha
Foto: Suziane Brugnara/ PBH

Prevenção à febre maculosa é intensificada no Parque Ecológico da Pampulha

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está reforçando ações de prevenção à febre maculosa no Parque Ecológico da Pampulha. Para isso, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará nesta sexta-feira (23) e sábado (24) no local distribuindo material informativo sobre as medidas de prevenção à doença. O material contém orientações sobre como evitar o contato com os carrapatos, além de providências a serem adotadas em caso de suspeita de picada por esse vetor ou manifestação de sintomas compatíveis com a doença. No parque também estão afixados cartazes e placas informativas.

 

Em caso de necessidade, profissionais que atuam nas unidades da rede SUS-BH estão sensibilizados e atualizados para identificar os casos suspeitos de febre maculosa. Além disso, o município mantém uma vigilância epidemiológica contínua e sistemática para a prevenção e redução de riscos da doença.

 

Dentro das ações preventivas, há um calendário de atividades de vigilância acarológica, que consiste no monitoramento ambiental dos carrapatos. Essa é uma ação regular da Secretaria Municipal de Saúde realizada no Parque Ecológico nos meses de abril, agosto e novembro.

 

É importante destacar que, neste ano, todas as vistorias acarológicas realizadas não identificaram a presença de carrapatos positivos dentro da área do Parque.

 

 

Prevenção

 

A população deve se prevenir ao visitar quaisquer tipos de áreas verdes, inclusive particulares como chácaras, sítios e fazendas, além de parques municipais, estaduais e nacionais. Até mesmo após praticar atividades físicas ao livre no ambiente urbano é necessário manter-se atento à presença de carrapatos nos calçados ou roupas.