Pular para o conteúdo principal

Mais de vinte pessoas do Programa Vida Ativa abaixo de uma obra artística que representa um ônibus azul com pessoas dentro.
Foto: Cinthia Santos

Prefeitura viabiliza passeio cultural e turístico de 60 idosos no dia 31/7

criado em - atualizado em
Nesta quarta-feira, dia 31, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do projeto Alegria de Viver, vai levar os idosos do Programa Vida Ativa a mais um passeio cultural e turístico. Os idosos vão visitar, desta vez, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, a 58 quilômetros de Belo Horizonte. O passeio é uma das ações do Vida Ativa, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. 

 

O grupo do passeio é integrado por 60 usuários dos núcleos do Vida Ativa que funcionam na região do Barreiro, nas dependências do Centro de Ação Comunitária e da Igreja de Santa Luzia. Das 9h30 às 11h30, os idosos vão conhecer as galerias de artes e jardins daquele que é considerado o maior museu a céu aberto do mundo.

 

Realizado com recursos do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte, o Alegria de Viver tem o objetivo de promover melhorias da qualidade de vida, da saúde física e mental dos idosos por meio de ofertas de passeios em atrações turísticas e culturais. De abril a junho deste ano, o projeto levou cerca de 350 participantes de núcleos do Vida Ativa e residentes em Instituições de Longa Permanência a 13 passeios em locais culturais e turísticos de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

Foram visitados o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade (Caeté); Convento de Macaúbas (Santa Luzia); Instituto Inhotim (Brumadinho); e Museu de Artes e Ofícios (Belo Horizonte). Até 31 de dezembro serão realizados 40 passeios com integrantes dos núcleos do Vida Ativa e residentes em instituições de Longa Permanência.

 

 

Vida Ativa 

O Vida Ativa é um programa da Prefeitura de Belo Horizonte oferecido a adultos com idade superior a 50 anos. Com mais de três mil usuários por mês, o programa está presente em mais de 40 núcleos regionalizados de Belo Horizonte, com atividades planejadas e orientadas por profissionais de educação física.

 

O objetivo é promover a saúde, a autonomia e a integração social dos participantes, com aulas coletivas de ginásticas, jogos, brincadeiras, danças e outras atividades. O programa também presta atendimento em Instituições de Longa Permanência para Idosos, com a realização semanal de atividades físicas e recreativas adaptadas, além de passeios externos com programação em cinemas, teatros e shows.


 

Inscrições para todas as atividades dos núcleos do programa podem ser feitas presencialmente no local de realização das aulas ou pelo e-mail vidaativa@pbh.gov.br. Os interessados podem acessar os endereços dos núcleos e horários de funcionamento no neste link.