Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Prefeitura vai abrir Unidades de Atendimento não-Covid para apoio a UPAs

criado em 22/03/2021 - atualizado em 22/03/2021 | 18:29

Diante do aumento significativo na procura por atendimento nas unidades de saúde do município, a Prefeitura de Belo Horizonte definiu novas estratégias para ampliar a assistência à população. Entre as principais ações estão:

 

- A criação de unidades de atendimento 24h não-Covid para apoiar os trabalhos nas UPAs. Cada regional da cidade terá uma unidade, que vai funcionar na sede de um Centro de Saúde, atendendo a casos de baixa e média complexidade NÃO respiratórios. As UPAS permanecem com os casos respiratórios, pediatria e trauma. A expectativa é que até o fim da semana as unidades estejam prontas. 

 

- Abertura do Cecovid-19 Norte, em funcionamento desde sábado (20) na UPA Norte, todos os dias, 24 horas. Conta com oito leitos de observação, uma unidade de decisão clínica e 10 leitos de emergência. 

 

- Aquisição de 42 mil testes rápidos de antígeno para agilizar o diagnóstico e a admissão dos pacientes que estão nas UPAs aguardando vaga hospitalar.  

 

- Ampliação de oferta de teleconsulta Covid-19 para 400 vagas diárias, a partir desta terça-feira (23). O agendamento é por meio do portal da Prefeitura ou o PBH APP. 

 

- O processo de transformação do Hospital do Barreiro para atendimento exclusivo Covid, já resultou em ampliação de leitos na unidade. Dos atuais 528, 60 já são CTIs Covid e 228 enfermarias Covid. Eram 40 CTIs e 154 enfermarias.