Pular para o conteúdo principal

Prefeitura reforça operações de combate à desordem urbana em três regiões de BH
Divulgação/PBH

Prefeitura reforça operações de combate à desordem urbana em três regiões de BH

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte intensificou as ações preventivas da Guarda Civil Municipal voltadas para a manutenção da ordem urbana e da segurança pública, sobretudo nas noites de sábado e domingo, em três regiões da capital: Centro-Sul, Oeste e Pampulha. Em três semanas foram realizadas 24 operações, sendo 10 na Praça do Papa, oito na Avenida Guarapari e seis na Praça do Coração Eucarístico. O objetivo é combater a desordem e garantir espaços urbanos seguros, coibindo uma série de irregularidades que vinham sendo motivo de reclamações recorrentes por parte da população, tais como a disputa de pegas e exibição de manobras radicais em motos (rolezinhos), som alto de carros, interdição de vias com mesas e cadeiras e consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes. 

As blitzen de trânsito realizadas na Praça do Papa durante o período, por sua vez, somaram mais de 400 abordagens a condutores de motos e de carros. Mais de 100 Autos de Infração de Trânsito (AITs) foram emitidos pelas equipes da Inspetoria de Trânsito da Guarda Municipal, devido a irregularidades na documentação os veículos, pela realização de manobras perigosas em via pública e até para casos de pessoas sem habilitação que estavam conduzindo motocicletas. 

As operações integradas são realizadas pelos agentes em parceria com equipes da Fiscalização e da BHTrans, além da participação das polícias Civil e Militar e do Juizado da Infância e da Juventude. As abordagens têm a coordenação do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), que acompanham a movimentação de veículos e das pessoas nas diferentes regiões da cidade. O entorno da Praça do Papa, no Mangabeiras, bem como as imediações do Parque da Serra do Curral, localizados na Região Centro-Sul; o perímetro da Praça do Coração Eucarístico, na Região Oeste; e a área dos bares e restaurantes da Avenida Guarapari, no Bairro Santa Amélia, na Pampulha, são os principais alvos das operações integradas. 

Redes Sociais

A exibição de manobras radicais e a disputa de pegas por motociclistas vinham sendo denunciadas com frequência pelos moradores do entorno da Praça do Papa. Outra preocupação manifestada por eles era relativa ao Parque da Serra do Curral, apontado como alvo de invasões e depredações. O monitoramento de redes sociais, em busca de páginas que vinham sendo utilizadas para organizar os rolezinhos na praça e as incursões clandestinas ao parque, foi o primeiro passo dado para coibir os dois tipos de infração.

Na sequência, operações integradas da Guarda Municipal, com a participação das polícias Militar e Civil, passaram a ocorrer no entorno da Praça do Papa, montando uma blitz de trânsito que já resultou em várias multas por desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e também na apreensão de motos, devido a irregularidades na documentação. Já a permanência de uma equipe da Guarda Municipal na estrada de acesso ao Parque da Serra do Curral, no período da noite, e a realização de rondas periódicas em viaturas, durante os demais horários, solucionaram o risco de depredação.

Bebidas e som

A concentração de bares da Praça do Coração Eucarístico, próximo à PUC Minas, sobretudo a partir das noites de sexta-feira, que atrai grande número de frequentadores, vinha sendo motivo de reclamações constantes por parte dos moradores. O barulho excessivo, que se estendia até a madrugada, e a ocupação irregular do passeio por mesas e cadeiras, dificultando a passagem de pedestres, também. Situação bem semelhante vinha sendo registrada na Avenida Guarapari, no Bairro Santa Amélia, tendo como característica mais preocupante a presença de menores de 18 anos, consumindo bebidas alcoólicas e promovendo um baile funk com som automotivo.

Os dois locais tiveram o patrulhamento intensificado pela Guarda Municipal, em abordagens integradas realizadas com o apoio de equipes da Subsecretaria de Fiscalização, que atuam conferindo o alvará de funcionamento dos bares, o cumprimento do código de posturas que proíbe a ocupação do passeio com mesas e cadeiras sem licenciamento e se a emissão de sons dos estabelecimentos está dentro do volume e horários permitidos pela legislação. A participação de comissários do Juizados da Infância e da Juventude garante o respeito à proibição do consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes, punindo também os estabelecimentos que venderem bebidas para eles.