Pular para o conteúdo principal

Projeto de escotismo da Guarda Municipal é homenageado na Câmara Municipal
Divulgação/PBH

Projeto de escotismo da Guarda Municipal é homenageado na Câmara Municipal

criado em - atualizado em

Prestes a completar 20 anos de atuação na cidade, o projeto de escotismo da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte foi homenageado em sessão especial na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O contrato para implantação e coordenação do projeto foi firmado em 2005 e o primeiro grupo iniciou os encontros em fevereiro de 2006, no Parque das Águas, no Barreiro.

 

Atualmente, os grupos de escoteiros oferecem atividades para 400 crianças e adolescentes nas regionais Barreiro, Oeste, Nordeste, Noroeste, Norte e de Venda Nova. As atividades acontecem todos os sábados, de 14h às 17h30, que têm como princípios a lealdade, disciplina e o respeito ao próximo e à natureza, além de cultivar valores éticos, cívicos e desenvolver as capacidades e potencialidades das crianças e adolescentes.

 

“Celebramos os 20 anos de um projeto que iniciou com um propósito de servir e transformar vidas. Vimos crianças e jovens redescobrirem seus caminhos, e agentes da nossa instituição abraçarem com dedicação a missão de fazer a diferença na vida desses jovens, todos os dias. Se queremos uma sociedade mais justas, mais segura e, de fato, a construção de um mundo melhor, precisamos e devemos investir em nossas crianças e adolescentes”, ressalta Wemerson Glauco de Almeida, coordenador do projeto.

 

A União dos Escoteiros do Brasil define o escotismo como um movimento de educação não-formal que se preocupa com o desenvolvimento integral e a educação permanente de crianças, adolescentes e jovens, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições. Um movimento que visa educar e procura desenvolver a capacidade de pensar criativamente, fortalecendo, nas crianças e adolescentes, a vontade de optar por uma escala de valores éticos e morais. 

 

Inscrição

 

O projeto é gratuito, mas algumas despesas ficam sob responsabilidade das famílias, como seguro, lanche e participação em eventos. Para participar, os interessados com idade entre 6 anos e meio e 18 anos devem encaminhar os dados para o e-mail escotismo.gcmbh@pbh.gov.br ou comparecer pessoalmente à sede das Unidades Escoteiras do Programa da Guarda, das 14h às 17h.

 

As vagas são distribuídas de acordo com a faixa etária e a disponibilidade de cada unidade. Caso não haja vaga imediata na modalidade desejada, a pré-inscrição será automaticamente incluída no cadastro de reserva.