Pular para o conteúdo principal

Multidão de pessoas nas ruas, foliões do bloco Baianas Ozadas.
Foto: Júlia Lanari

Prefeitura reforça estrutura de saúde no Carnaval 2018

criado em - atualizado em

Os foliões do Carnaval de Belo Horizonte vão contar com apoio médico durante os dias da festa. A Prefeitura montou dois Postos Médicos Avançados (PMAs), que funcionarão no período de 9 a 14 de fevereiro, durante 24 horas, nos seguintes locais: Praça da Estação, dentro do Centro de Referência da Juventude-CRJ (Praça Rui Barbosa, 50/Centro) e na rua Paraíba, em frente ao número 340, no bairro Funcionários (próximo à Praça Tiradentes). Além dessa estrutura, as nove Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) darão suporte as equipes que estarão em campo, já que funcionam todos os dias, 24 horas por dia.

 

Os locais foram escolhidos em função das rotas dos blocos e também por estarem localizados em regiões de fácil acesso aos hospitais. Nos PMAs serão atendidas ocorrências como desidratação, intoxicação, crises convulsivas e pequenos traumas.

 

Os postos funcionarão em tendas de 30 m², com 75 macas no total, desfibriladores, monitores não invasivos, medicamentos e soluções para hidratação venosa. O PMA da Praça da Estação terá a capacidade de realizar 25 atendimentos simultâneos e o PMA da rua Paraíba, 20 atendimentos simultâneos.

 

O PMA da Praça da Estação contará com quatro leitos na sala vermelha (para pacientes mais graves) e 14 leitos na sala amarela (pacientes menos graves). A equipe será formada por cinco médicos, três enfermeiros, nove técnicos de enfermagem, auxiliar limpeza, segurança, administrativo e assistente social (apenas plantão diurno).

 

Já o PMA da rua Paraíba terá dois leitos na sala vermelha (para pacientes mais graves) e dez leitos na sala amarela (pacientes menos graves). A equipe contará com três médicos, dois enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, auxiliar limpeza, segurança e administrativo.

 

 

Reforço na frota do SAMU

Belo Horizonte também contará com reforço na frota de ambulâncias do SAMU. Serão mais três ambulâncias, sendo uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas Unidades de Suporte Básico (USB). Esses veículos se somarão às 28 ambulâncias do SAMU que atuam na capital, sendo 21 USB e 6 USAs, além do helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que conta com a presença de um médico do SAMU.

 

 

Mobiliza SUS-BH

Para lembrar os foliões sobre as dicas de saúde o Mobiliza SUS-BH, grupo de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde vai invadir a folia com distribuição de camisinhas e material informativo sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), hidratação e proteção da pele, além da atenção permanente para evitar focos do Aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya. No material informativo também estão disponíveis os endereços dos Postos de Apoio Médico para atendimento durante o Carnaval.

 

O Mobiliza SUS vai fazer o trabalho de conscientização nos principais blocos que contam com maior aglomeração de pessoas, além do desfiles de escolas de samba. Confira a agenda completa:

 

 

Data

Horário

Bloco/ Atividade

Endereço

10/02

Sábado

6h

Então Brilha

Rua Guaicurus, 624 - Centro

11/02

Domingo

16h

Palco Oficial Regional Venda Nova

Rua Érico Veríssimo, 2600 – Rio Branco

 

12/02

Segunda-feira

18h

Desfile Escolas de Samba

Avenida Afonso Pena

Centro

13/02

Terça-feira

18h

Desfile Escolas de Samba

Avenida Afonso Pena

Centro

14/02

Quarta-feira

15h

Despedida do Carnaval

Avenida Afonso Pena

Centro

16/02

18h

Saradá

Rua Aarão Reis –

Centro

17/02

Sábado

14h30

Alô Prado

Av. Francisco Sá –

Prado

 

18/02

Domingo

12h

Fecha a Santa

Praça de Santa Tereza