Pular para o conteúdo principal

Fachada da PBH
Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura realiza operação especial para o segundo turno das eleições 2022

criado em - atualizado em

Neste domingo (30) acontece o segundo turno das eleições de 2022 e, para garantir o acesso da população aos locais de votação, a Prefeitura de Belo Horizonte realizará operação especial. Será feito reforço no monitoramento do trânsito e das linhas do transporte coletivo, além da atuação otimizada da Guarda Municipal, nos locais de votação de responsabilidade do município. Os parques e museus da capital terão alteração no horário de funcionamento. 

 

Segurança

 

A Prefeitura de Belo Horizonte está empenhada em manter a ordem pública e em garantir a segurança da população nos locais de votação de responsabilidade do município, neste domingo (30). A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) irá somar a atuação do efetivo da Guarda Municipal ao trabalho das equipes do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), potencializando as rondas periódicas preventivas que utilizarão viaturas de quatro rodas e motocicletas para percorrer as nove regionais da capital.

 

A atuação dos guardas municipais, desta forma, será otimizada com a auxílio da equipe da Sala de Controle Integrado (SCI) que atuará no monitoramento das imagens captadas por mais de 3 mil câmeras visualizadas pelo COP-BH, fazendo também a interlocução com as demais instituições municipais que estarão agindo nas ruas. O objetivo é combater a desordem urbana e coibir atos de vandalismo que resultem em danos ao patrimônio público ou possam comprometer o bom funcionamento das zonas eleitorais.

 

Trânsito

 

Serão feitas intervenções no entorno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nos cartórios eleitorais e nos principais locais de votação em todas as regionais da cidade. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) irão monitorar o trânsito e serão implantadas reservas de área (proibição de estacionamento) para facilitar o embarque e desembarque de eleitores e estacionamento de veículos a serviço do TRE.

 

Confira as interdições:

 

- Interdição total na avenida Prudente de Morais, entre a avenida do Contorno e a rua Carvalho de Almeida, em ambos os sentidos, das 5h de domingo (30) às 5h de segunda (31), no bairro Cidade Jardim;

Será mantido livre ao trânsito de veículos e pedestres a ligação entre as ruas Joaquim Murtinho e Tenente Renato Cézar, realizando a travessia da avenida Prudente de Morais.

- Interdição total na rua Josafá Belo, entre a avenida Prudente de Morais e a rua Bernardo Mascarenhas;

 

Desvios

 

Sentido Centro / Bairro

 

Sentido avenida do Contorno (sentido Savassi) / rua Carvalho de Almeida: ..., avenida do Contorno, rua Bernardo Mascarenhas, rua Carvalho de Almeida, avenida Prudente de Morais, seguindo daí o itinerário normal;

Sentido avenida do Contorno (sentido Savassi) / rua Nunes Vieira (desvio alternativo veículos leves): ..., avenida do Contorno, rua Paulo Afonso, rua Nunes Vieira, avenida Prudente de Morais, seguindo daí o itinerário normal;

Sentido avenida do Contorno (sentido Centro) / avenida Prudente de Morais: ..., avenida do Contorno, rua Joaquim Murtinho, rua Tenente Renato César, rua Bernardo Mascarenhas, rua Carvalho de Almeida, avenida Prudente de Morais, seguindo daí o itinerário normal;

 

Sentido Bairro / Centro

 

Sentido avenida Prudente de Morais / avenida do Contorno (ambos os sentidos): avenida Prudente de Morais, rua Barão de Macaúbas, rua Prof. Magalhães Drumond, avenida do Contorno, seguindo daí o itinerário normal;

 

Transporte Coletivo

 

O transporte coletivo em Belo Horizonte será gratuito neste domingo (30). O decreto foi publicado na edição de terça-feira (25) e a gratuidade será garantida em qualquer linha de ônibus convencional e suplementar para todos os passageiros neste domingo (30), de 0h às 23h59. Veja como irão operar as linhas:

- Todas as linhas de ‘dia útil’ irão operar normalmente;

- As linhas vão operar com quadro de horário de dias úteis atípicos

- Estão programadas 528 viagens para o horário noturno, entre 0h e 3h59;

- Entre 4h e 23h59 será realizado acréscimo de no mínimo 75% de viagens, em relação à oferta aos domingos.

O decreto atende a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizando as prefeituras de todo o país a adotarem a gratuidade dos ônibus no dia das eleições, de forma a garantir que os eleitores tenham condições de votar.

Transporte na avenida Prudente de Morais - Em função da interdição na avenida Prudente de Morais, as linhas 8101 (Santa Cruz / Alto Santa Lúcia), 8103 (Nova Floresta / Santa Lúcia) e 9101 (Alto Vera Cruz / Santa Lúcia) terão os itinerários alterados e pontos provisórios serão criados ao longo do desvio abaixo:

- Sentido avenida do Contorno (sentido Savassi) / rua Carvalho de Almeida: avenida do Contorno, rua Bernardo Mascarenhas, rua Carvalho de Almeida, avenida Prudente de Morais, seguindo daí o itinerário normal.

Funcionamento dos parques

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica informa que as unidades sob sua administração terão seu funcionamento alterado em função do segundo turno das eleições, neste domingo, 30 de outubro. Todos os espaços abrirão um pouco mais tarde (às 12h), mantendo seu fechamento no horário habitual. Portanto, a Zoobotânica (área em que se localizam o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico), funcionará das 12h às 17h, com entrada permitida até as 16h. 

Já os parques municipais funcionarão das 12h até o horário habitual (17h ou 18h), que varia conforme o parque. Para conferir os horários de funcionamento, basta acessar a página da Fundação de Parques, no menu “Preços e horários”.  

Os cemitérios municipais terão seu funcionamento das 7h às 17h, com plantão administrativo para agendamentos de sepultamentos até as 18h30.

Museus 

A Prefeitura de Belo Horizonte informa ainda que, excepcionalmente neste domingo (30), os Museus Públicos Municipais geridos pela Fundação Municipal de Cultura - Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB; Museu da Moda de Belo Horizonte - MUMO, Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte- MIS BH; Museu Casa Kubitschek e Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design -, não estarão abertos ao público, em função da realização do 2º turno das eleições presidenciais.