3 Fevereiro 2020 -
Equipes do Centro de Saúde Betânia estiveram nas adjacências da avenida Teresa Cristina, regional Oeste de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira, dia 3, para mutirão de vacinação com a comunidade atingida pelas fortes chuvas das últimas semanas.
A ação, realizada pela quarta vez desde o início dos temporais, faz parte de uma campanha estratégica para prevenir doenças provocadas pelo contato com a lama e a água das enchentes. Foram disponibilizadas, para todas as faixas etárias, vacinas para Hepatite A e B, Febre Amarela, Tétano e Triviral.
Estima-se que, apenas na região, 300 pessoas tiveram algum contato com a água das chuvas. Apenas na primeira visita, foram oferecidas cerca de 100 vacinas à comunidade. O trabalho já está bem próximo de sua conclusão.
Embora a vacinação esteja disponível diariamente, das 7h30 às 18h30 nos Centros de Saúde do município, a iniciativa visa acompanhar prioritariamente qualquer demanda dos moradores afetados pela catástrofe natural.
Além disso, as famílias vêm sendo constantemente orientadas a identificar sintomas de outras doenças e procurar o quanto antes o Centro de Saúde para avaliação e tratamento.
Todos os atendimentos preventivos ou emergenciais estão sendo monitorados e acompanhados pelas equipes de Saúde, que encaminham e fornecem os tratamentos necessários.
A secretaria de Saúde do município tem realizado, ainda, os cadastros para fornecimento de vacinas, resgate de receitas e medicamentos, bem como a prevenção à leptospirose, um risco quando se trata do contato com lama ou água contaminada.