Pular para o conteúdo principal

Equipe do Centro de Saúde Betânia atendendo morador da região Oeste
Foto: Vinicius Santiago

Prefeitura realiza mutirão de vacinação na avenida Teresa Cristina

criado em - atualizado em

 

Equipes do Centro de Saúde Betânia estiveram nas adjacências da avenida Teresa Cristina, regional Oeste de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira, dia 3, para mutirão de vacinação com a comunidade atingida pelas fortes chuvas das últimas semanas.
    

A ação, realizada pela quarta vez desde o início dos temporais, faz parte de uma campanha estratégica para prevenir doenças provocadas pelo contato com a lama e a água das enchentes. Foram disponibilizadas, para todas as faixas etárias, vacinas para Hepatite A e B, Febre Amarela, Tétano e Triviral.
    

Estima-se que, apenas na região, 300 pessoas tiveram algum contato com a água das chuvas. Apenas na primeira visita, foram oferecidas cerca de 100 vacinas à comunidade. O trabalho já está bem próximo de sua conclusão.
    

Embora a vacinação esteja disponível diariamente, das 7h30 às 18h30 nos Centros de Saúde do município, a iniciativa visa acompanhar prioritariamente qualquer demanda dos moradores afetados pela catástrofe natural.
    

Além disso, as famílias vêm sendo constantemente orientadas a identificar sintomas de outras doenças e procurar o quanto antes o Centro de Saúde para avaliação e tratamento.
    

Todos os atendimentos preventivos ou emergenciais estão sendo monitorados e acompanhados pelas equipes de Saúde, que encaminham e fornecem os tratamentos necessários.
    

A secretaria de Saúde do município tem realizado, ainda, os cadastros para fornecimento de vacinas, resgate de receitas e medicamentos, bem como a prevenção à leptospirose, um risco quando se trata do contato com lama ou água contaminada.