Pular para o conteúdo principal

Prefeitura realiza evento de encerramento da campanha Outubro Prateado
Crédito: Divulgação/PBH

Prefeitura realiza evento de encerramento da campanha Outubro Prateado

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove, nesta quinta-feira (27), o “Valorizando os +60”, evento que marca o encerramento das ações realizadas dentro do Outubro Prateado, mês de valorização dos idosos. O encontro acontece a partir das 14h, no Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI), para quem já realizou cadastro previamente. Para os interessados em acompanhar a atividade, o evento será transmitido pelo canal do Youtube da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC).

O evento contará com diversas atrações artísticas. Resultado de um trabalho de improvisação, o Grupo Sementes, formado por integrantes do CRPI, apresentará uma cena teatral baseada na canção Súplica Cearense, de Luiz Gonzaga, além de performances de coreografia e poesia. O grupo Voz e Violão e o coral Nosso Momento, também de usuários do CRPI, estarão presentes no encontro e apresentam repertório recheado de clássicos da música brasileira. Para encerrar, o grupo musical Sui Generis anima o público com um baile dançante.

Além de estimular a preservação da autonomia e independência da população com mais de 60 anos, a campanha tem como objetivo a valorização e o respeito aos idosos, por meio de atividades de diversas naturezas, promovendo um olhar para o envelhecimento ativo e saudável.

Para o subsecretário de Direitos de Cidadania, Thiago Alves, promover a Campanha Outubro Prateado em Belo Horizonte, reforça o compromisso da gestão na atuação de uma cidade amiga dos idosos. “Nosso compromisso é seguir atuando de forma contínua para construir uma cidade que cuida da pessoa idosa e se prepara para o envelhecimento saudável.  Promover uma campanha como o Outubro Prateado é mais uma estratégia do município de promover fortalecimento da pessoa idosa, além de debater e levar conhecimento para a população sobre os seus direitos.

Políticas para a pessoa idosa

A Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa (DPEI) é responsável por elaborar e coordenar as diretrizes de políticas públicas municipais para idosos. Além de proporcionar um espaço para discussões de temáticas das políticas públicas voltadas para essa população, por meio de Fóruns Regionais, realiza eventos abertos ao público em geral e aos participantes dos projetos e ações que coordena.

A DPEI também é responsável por coordenar o Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI), que oferece aulas de artes, prática do esporte e a possibilidade de convivência social, tanto de forma presencial, quanto virtual, permitindo que os idosos que não podem frequentar presencialmente o CRPI mantenham o vínculo com as equipes.