Pular para o conteúdo principal

 Prefeitura realiza ações educativas em galerias, shoppings e centros comerciais
Foto: Subsecretaria de Fiscalização

Prefeitura realiza ações educativas em galerias, shoppings e centros comerciais

criado em - atualizado em

Cerca de 190 centros comerciais, galerias e shoppings de Belo Horizonte foram alvo de ações educativas pelos fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental nessa quinta-feira (6), data de reabertura do comércio enquadrado na Fase 1 da flexibilização na capital. Os profissionais realizaram abordagens em pontos estratégicos em todas as regiões da cidade, não só para verificar a situação de funcionamento dos estabelecimentos, mas para evitar a aglomeração de pessoas. Os fiscais percorreram as dependências dos centros comerciais e shoppings para verificar portarias de acesso, estacionamentos, corredores e áreas comuns, praças de alimentação, sanitários e elevadores.

 

Os fiscais verificaram que 100% das praças de alimentação dos shoppings estavam em conformidade com os protocolos sanitários, com a entrega e a disponibilização de retirada no local de alimentos prontos e embalados. Além disso, em todos esses locais havia controle de acesso de entrada e saída de pessoas, medição de temperatura e disponibilização de álcool em gel. Além disso, as escadas rolantes e elevadores de todos os shoppings estavam regulares, assim como os sanitários, dotados de todos os materiais de higienização. Apenas os estacionamentos apresentaram pequenas pendências e foram orientados – mas 90% estava cumprindo as regras. 

 

Nas galerias e centros de comércios, a fiscalização comprovou conformidade em 100% dos sanitários. No quesito elevadores e escadas rolantes, controle de acesso de entrada e saída das pessoas, disponibilização de álcool em gel e medição de temperatura, havia conformidade em  90%. Os locais que apresentaram irregularidades foram orientados e serão vistoriados novamente nesta sexta-feira, dia 7.

 

Todas as ações realizadas na quinta-feira (6) foram em caráter educativo, de forma a conscientizar os donos dos estabelecimentos sobre o cumprimento das regras e dos protocolos sanitários.  Mas a partir desta sexta-feira, novas ações serão realizadas e a Subsecretaria de Fiscalização pode aplicar multa, caso necessário.

 

 

Itens verificados

- Corredores e áreas comuns: proibição do uso de bebedouros de jato inclinado,  isolamento dos assentos e bancos, vedação de uso de parque de diversão e outras atividades de entretenimento e recreação.

- Praças de alimentação:  entrega e disponibilização de retirada no local de alimentos prontos e embalados, vedado o uso das mesas e cadeiras para o consumo.

- Sanitários:  adoção de mecanismos para assegurar o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas que se deslocam e aguardam para acessar os banheiros, limitação do acesso à sua capacidade de uso e a existência de produtos de higienização.

- Elevadores e escadas rolantes: existência de marcação de espaço respeitando o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas e se os elevadores tinham restrição em 50% da lotação, com demarcação de lugares no piso, devendo haver álcool 70% disponível próximo da entrada e da saída.

- Estacionamentos: redução da área de estacionamento deixando uma vaga livre entre cada veículo e a suspensão dos serviços de manobrista.