Pular para o conteúdo principal

Fachada da Escola Municipal Doutor Júlio Soares
Foto: Adão Souza/PBH

Prefeitura realiza ação no Dia Nacional de Combate ao Fumo

criado em - atualizado em

Em Belo Horizonte, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, dia 29 de agosto, terá uma ação educativa junto a estudantes. A ação será realizada a partir das 9h30, na Escola Municipal Doutor Júlio Soares (Rua São Vicente, 200, Granja de Freitas) e é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) com a Secretaria Municipal de Educação (SMED). 
 

Na ação serão repassadas para cerca de 100 alunos, com idades entre 12 e 14 anos, informações sobre os riscos do consumo de tabaco e a importância de se adotar hábitos saudáveis. Também serão apresentados trabalhos sobre o tema Tabagismo, desenvolvidos pelos alunos da escola. A ação também terá a participação do grupo de mobilização social da SMSA, Mobiliza SUS, que fará esquetes e intervenções. 

 

Tratamento na Rede SUS-BH

parar-de-fumar.jpg

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da SMSA, oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar por meio do Programa de Controle do Tabagismo. O atendimento é feito no centro de saúde de referência do usuário ou para onde ele for direcionado. O encaminhamento é feito pela Equipe de Saúde da Família (ESF). 
 

O atendimento em grupo é a modalidade preferencial de acompanhamento e atende em torno de 15 fumantes. Nos casos que demandam a abordagem intensiva, um médico realiza avaliação clínica e encaminha para o acompanhamento por meio de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) em grupo ou individual. O plano de cuidado indicará ou não a necessidade de medicamentos de apoio (pastilhas de nicotina, adesivos transdérmicos de nicotina e/ou antidepressivo).
 

O tratamento dos fumantes é oferecido em 122 centros de saúde. Há previsão de ampliação para mais unidades. Em 2016, foram realizados 4.534 atendimentos individuais e em grupos. Para saber como participar do programa, o usuário deve procurar a sua unidade de saúde de referência.