Pular para o conteúdo principal

Casal em frente a uma barraca de tração de churrasquinhos
Foto: Divulgação

Abertas inscrições para 600 vagas para o comércio nas ruas

criado em - atualizado em
O prazo de inscrição para o licenciamento de atividade para o comércio em veículos de tração humana e automotor e de foodbike começa na segunda-feira, dia 19 de agosto. No total, serão ofertadas 600 oportunidades de trabalho e renda para pessoas residentes em Belo Horizonte. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Município no último dia 30 e podem ser conferidos na página do programa Jornada Produtiva.
 

A oferta de vagas faz parte do programa Jornada Produtiva, que visa regularizar a situação de trabalhadores do comércio popular a partir do licenciamento ampliado de atividades e criar mais de 3,4 mil novas oportunidades.

 

Para o comércio em veículo automotor (lanche rápido) serão disponibilizadas 250 vagas. Já para veículo de tração humana, como pipoqueiros, serão 300 oportunidades, além de outras 50 vagas para o comércio em foodbikes. As inscrições para o licenciamento das atividades  terminam no dia 6 de setembro e podem ser feitas pela internet na página do programa ou presencialmente no BH Resolve (rua Caetés, 342, Centro), no período das 9h às 17h. Os interessados devem apresentar cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte.

 

Após o encerramento do prazo de inscrições, será publicada, pela Comissão Especial de Seleção, a listagem dos inscritos ao sorteio público, cuja data e local de realização serão devidamente divulgados no Diário Oficial do Município de Belo Horizonte.

 

Confira a distribuição das outras vagas do programa Jornada Produtiva:

 

 

Vagas do programa Jornada Produtiva 

  • Comércio de frutas - 13 vagas: veículos de tração humana no Hipercentro.

 

  • Comércio em logradouro para pessoas com deficiência - 156 vagas: serão instalados mobiliários urbanos sobre o passeio ou em áreas contíguas ao passeio com o objetivo de dar suporte aos trabalhadores e melhorar a ambiência do espaço público.

 

  • Feiras - 1.690 vagas: oportunidade para feirantes. O edital do primeiro lote com a oferta de 825 vagas já foi realizado. O edital para o segundo lote, com 865 vagas em 14 feiras, está previsto para ser publicado em setembro.

 

  • Shoppings populares - 500 vagas: os comerciantes possuem boxes disponíveis nos Shoppings UAI e O Ponto a valores reduzidos.