Pular para o conteúdo principal

Prefeitura prorroga pré-inscrição do curso Programando Sonhos Vilas e Favelas
Arte/PBH

Prefeitura prorroga pré-inscrição do curso Programando Sonhos Vilas e Favelas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte oferece uma grande oportunidade para quem deseja aprender programação web. O curso gratuito Programando Sonhos Vilas e Favelas está com 40 vagas abertas com pré-inscrição on-line para maiores de 16 anos. Moradores das 218 vilas e favelas de Belo Horizonte podem realizar as pré-inscrições até a próxima quinta-feira (28).

 

O projeto, que pretende investir no desenvolvimento da cidade e na redução da desigualdade, é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Relações Internacionais, a Prodabel e o Governo dos Estados Unidos, por meio da embaixada norte-americana no Brasil.

 

No primeiro semestre deste ano, foram disponibilizadas 80 oportunidades gratuitas para moradores de vilas e favelas da capital e esses já têm desenvolvido grandes projetos de programação em sala de aula. Para preparar mais alunos para o mercado de Tecnologia da Informação (TI), a meta é disponibilizar 160 vagas até o primeiro semestre de 2024.

 

O curso tem duração de três meses, com foco no desenvolvimento e manutenção de projetos para a web, linguagem de programação, gestão de banco de dados e medidas de segurança da informação. As aulas acontecem de forma presencial no Centro de Qualificação em Tecnologia da Informação da Prodabel, na Rua José Clemente Pereira, 440, Bairro Ipiranga.

 

As novas turmas tem previsão de início para segunda quinzena de setembro, mas é importante mencionar que esse cadastro não garante automaticamente a vaga; os candidatos inscritos passarão por um teste de nivelamento para avaliar suas habilidades.

 

Vale lembrar que para garantir condições para que os alunos tenham frequência e bom aproveitamento em sala de aula, o transporte é completamente subsidiado pela Embaixada Americana em Brasília, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Programando Sonhos

 

Criado em 2019, o Programando Sonhos é um projeto da Prefeitura de Belo Horizonte que tem objetivo de capacitar homens e mulheres, em situação de vulnerabilidade social, na área de programação web. Ao longo dos anos, a iniciativa coleciona exemplos de vidas que foram transformadas através da tecnologia.

 

No primeiro ano, houve uma edição especial focada em mulheres, o Programando Sonhos Delas. O projeto ganhou prêmios e reconhecimento como a melhor experiência global de capacitação em TI oferecida por uma cidade aos cidadãos, durante a VI edição do Prêmio Ibero-americano de Boas Práticas Locais com Enfoque de Gênero.

 

O Programando Sonhos Vilas e Favelas é uma edição especial do curso oferecido pela Prodabel. Pela primeira vez, o financiamento será totalmente provido pelo governo dos Estados Unidos.