Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre o Coronavírus em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

Prefeitura promove capacitação on-line para empreendedores do Granja de Freitas

criado em - atualizado em

Durante os meses de junho e julho, empreendedores de diversos ramos do bairro Granja de Freitas e região participarão de uma Jornada Empreendedora com objetivo de atender às demandas de formação levantadas ao longo do acompanhamento da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e à necessidade de buscar saídas para a divulgação dos negócios. A capacitação está sendo realizada em conjunto com o Sebrae, totalmente on-line, pela plataforma Webinar. Também são parceiros do projeto o Conselho Regional de Administração, o Movimento Viva o Granja e a Subsecretaria de Assuntos e Investimentos Estratégicos do município.

 

Segundo Alessandra Duarte, Coordenadora Social da Urbel, a Jornada Empreendedora do Granja faz parte de um projeto de desenvolvimento econômico do bairro Granja de Freitas, buscado por suas lideranças, representadas pelo Movimento Viva o Granja, e apoiado pela Urbel desde 2018 com o início do Projeto de Trabalho Social, que possui um eixo para o fomento ao desenvolvimento econômico local.

 

“A partir de um diagnóstico feito pela Urbel há dois anos em todos os residenciais do bairro Granja de Freitas, produzidos pela Política Municipal de Habitação, foram mapeados 117 empreendedores locais interessados em pensar coletivamente como desenvolver o bairro, bem como em divulgar para os demais moradores do território os seus produtos e serviços. A partir daí, foram realizados seminários, rodas de conversa e outras ações, articuladas com a Subsecretaria de Assuntos e Investimentos Estratégicos, culminando no Guia de Produtos e Serviços dos empreendedores da região, e, agora, na Jornada Empreendedora”, explicou Alessandra.

 

Romildo Pereira é um dos participantes da capacitação. Há quatro anos ele montou uma estamparia para personalizar camisas e canecas com a esposa e o filho. Com a pandemia da Covid-19, a demanda caiu. Segundo o empreendedor, as perspectivas da jornada são muito boas e alguns conteúdos aprendidos já estão sendo utilizados no seu negócio. “O curso está maravilhoso porque está ampliando a nossa percepção. Vi que a gente não vende produtos, mas soluções. E que temos que encantar o cliente. Também é importante saber colocar preço nos produtos, gerir o dinheiro da empresa, usar as redes sociais e perceber quais passos precisam ser dados no negócio, já que existem modelos em alta e em baixa com a pandemia”.

 

Inicialmente foram disponibilizadas 20 vagas para a Jornada, que além das palestras, aulas e material informativo, envolve também uma tutoria. Como havia um número maior de interessados, e a plataforma permitia mais participantes, os conteúdos foram disponibilizados para os 37 inscritos, inclusive do Taquaril, Alto Vera Cruz e Castanheiras; com tutoria para os 20 selecionados a partir dos critérios informados na divulgação. Entre os participantes, a maioria atua nos ramos de culinária, beleza e artesanato; 88% são mulheres e a faixa etária predominante é de 30 a 49 anos.

 

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Beato, a previsão é de que a parceria com a Urbel continue e outras ações sejam realizadas na comunidade, inclusive com o Sebrae, como a Oficina de Desenvolvimento Econômico Local, agendada para o segundo semestre. “Também estão disponíveis para os empreendedores do Granja as atividades da Sala Mineira do Empreendedor, que presta orientações e apoio sobre formalização das atividades, emissão de notas fiscais, entre outros”, contou o secretário.