Pular para o conteúdo principal

Prefeitura promove ações para celebrar o Dia Mundial de luta contra a Aids CARROSSEL
PBH/DIVULGAÇÃO

Prefeitura promove ações para celebrar o Dia Mundial de luta contra a Aids

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove neste domingo (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, uma ação de conscientização sobre a importância da prevenção à doença. Das 9h às 14h, no Parque Municipal, serão distribuídos materiais informativos sobre a prevenção ao HIV e repassadas orientações sobre os locais de atendimento, fluxos e tratamento ofertado pelo município.

Já na quinta-feira, dia 5, a partir das 9h, as ações serão realizadas nas estações e vagões do metrô, pelo grupo Mobiliza SUS-BH, que irá distribuir material informativo e preservativos, ao som de músicas e marchinhas que reforçam a importância da prevenção.

A Prefeitura realiza, durante todo o ano, ações voltadas para o atendimento das pessoas que vivem com HIV / Aids em Belo Horizonte. Dentre as ações, estão a oferta dos testes rápidos das infecções pelo HIV, hepatites virais e sífilis, o diagnóstico e tratamento.

Os testes rápidos e os preservativos são disponibilizados nos 153 centros de saúde do município. Também são ofertados os autotestes para HIV, que podem ser realizados de forma privativa pelo usuário do SUS. Neste ano, a Prefeitura também passou a ofertar, nos centros de saúde da capital, o teste rápido (TR) Duo, que é utilizado para detecção simultânea da infecção pelo HIV ou pela sífilis em gestantes.

Com isso, é necessário uma única amostra de sangue, não sendo preciso mais realizar a testagem de forma separada. O teste é realizado exclusivamente durante o pré-natal, em dois momentos: na primeira consulta, idealmente no primeiro trimestre da gravidez, e no terceiro trimestre gestacional. Com essa nova estratégia, é possível aumentar a cobertura de testagem e, consequentemente, o acesso ao tratamento.

Outro importante avanço feito pela Prefeitura foi a ampliação do serviço de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, com as consultas também sendo ofertadas nos 153 centros de saúde da cidade. Anteriormente, esses atendimentos eram prestados somente em seis unidades de atenção especializada. A expansão tem como objetivo facilitar e agilizar o acesso da população, fortalecendo as opções de cuidado e garantindo a saúde sexual.

Para a promoção da saúde e prevenção ao HIV são desenvolvidas ainda ações de sensibilização quanto ao sexo seguro e prevenção combinada. O município também possui uma rede de Serviços Especializados em Infectologia – SAE, para atendimento ao HIV e outras doenças infecciosas.

Outras informações sobre os serviços ofertados pelo município podem ser consultadas no portal da Prefeitura pelo link.