Pular para o conteúdo principal

Uma sala de coleta e dois consultórios de um Centros de Testagem e Aconselhamento da Prefeitura.
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura promove ação para alertar sobre as hepatites virais

criado em - atualizado em
Para marcar o Dia mundial de combate às hepatites virais – comemorado no dia 28 de julho, e conscientizar a população sobre os riscos das doenças, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira, dia 25 de julho, às 9h30, uma ação de mobilização com distribuição de material informativo nos vagões do metrô, partindo da Estação Central.
 

As hepatites virais são doenças silenciosas que podem evoluir para estágios mais graves em virtude de complicações, como a cirrose hepática e o câncer de fígado. Elas podem ser transmitidas por meio do compartilhamento de agulhas ou seringas, da via sexual, ou, ainda, da mãe para o filho durante o parto. A Prefeitura oferece prevenção, diagnóstico e tratamento para as hepatites virais. A vacina contra a hepatite B está disponível em todos os centros de saúde da capital, para todas as idades. O diagnóstico, realizado por meio de testes rápidos e exames convencionais, pode ser feito nos centros de saúde, nas UPAs e nos serviços especializados.

 

Belo Horizonte possui dois Centros de Testagem e Aconselhamento que oferecem testagem para as hepatites B e C, HIV e sífilis: no bairro Sagrada Família (rua Joaquim Felício, 141) e na Shopping UAI, no Centro (rua Saturnino de Brito, 17, 3º andar). Nessas unidades, a população também tem acesso a insumos de prevenção, material informativo, aconselhamento e encaminhamento para os demais serviços especializados, de acordo com a necessidade do usuário.