Pular para o conteúdo principal

Prefeitura promove ação itinerante para lembrar o combate a Aids
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura promove ação itinerante para lembrar o combate a Aids

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma ampla programação para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), com foco na prevenção e tratamento do HIV. Serão realizadas ações sobre prevenção pelo Programa BH de Mãos Dadas Contra a Aids e pelo grupo Mobiliza SUS, em pontos estratégicos da cidade. Um carro de som com faixas e banners percorrerá locais de grande circulação de pessoas, como Praça Floriano Peixoto, Praça 7, Praça Raul Soares, Viaduto Helena Greco, Praça da Estação e Rua Guaicurus. Nesses pontos haverá entrega de material informativo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV/Aids. A ação será realizada das 13h às 18h seguindo as normas sanitárias de controle da Covid-19. 

Foram programadas também ações regionalizadas sobre prevenção de ISTs e redução de danos com atenção voltada para populações mais vulneráveis, como profissionais do sexo, usuários de álcool e outras drogas e pessoas em situação de rua. Nesta quarta-feira, dia 1º, o prédio sede da Prefeitura, na avenida Afonso Pena, será iluminado na cor vermelha para lembrar o combate à doença. 

Em Belo Horizonte, quase 50% dos novos casos ocorrem em pessoas com idade entre 15 e 29 anos. No combate à transmissão do HIV, a prevenção combinada tem sido a ferramenta mais eficaz. São ofertadas diversas opções, como preservativos, testagem rápida, ampliação do acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) nos serviços especializados, ações de redução de danos, comunicação e educação. 

O autoteste também é uma possibilidade e tem sido distribuído no Centro de Testagem e Aconselhamento UAI (CTA-UAI) e CTA-SAE Sagrada Família, Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias (CTR DIP) Orestes Diniz, além das equipes do BH de Mãos Dadas Contra a Aids, Unidade de Referência Secundária Centro-Sul, Hospital Eduardo de Menezes e Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig).