30 Maio 2017 -
Arte: PBH
Prefeitura promove ação educativa no Dia Mundial sem Tabaco
criado em 30/05/2017 - atualizado em 20/06/2017 | 13:03
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde a principal causa evitável de doença e morte no mundo. Anualmente, morrem mais de 6 milhões de fumantes e ex-fumantes no mundo, sendo cerca de 140 mil no Brasil. Para alertar sobre os riscos do tabaco, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMSA, promove, nesta quarta-feira, dia 31 de maio, data em que se comemora o Dia Mundial sem Tabaco, uma ação educativa na Rodoviária (2º andar). A ação é realizada em parceria com a UNI-BH e acontece das 9h30 às 16h.
Neste ano, o tema do Dia Mundial sem Tabaco é “Tabagismo: uma ameaça ao desenvolvimento”. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a epidemia de tabagismo continua sendo a maior ameaça à saúde pública que o mundo já enfrentou. Provoca mais mortes prematuras do que a soma das mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, acidentes de trânsito, incêndios e suicídios. O tabaco contém aproximadamente 5 mil substâncias tóxicas que são responsáveis, direta ou indiretamente, por cerca de 55 doenças. As mais frequentes são o câncer (em diversos locais do corpo), as doenças do coração e vasos sangüíneos e as dos pulmões.
Tratamento - Rede SUS BH
A Rede SUS-BH oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar por meio do Programa de Controle do Tabagismo. O atendimento é feito no centro de saúde de referência do usuário ou onde ele for direcionado. O encaminhamento é feito pela Equipe de Saúde da Família (ESF). Atualmente, o tratamento dos fumantes é oferecido em 121 Centros de Saúde, e há previsão de ampliação para mais unidades.
O atendimento em grupo é a modalidade preferencial de acompanhamento e atende em torno de 15 fumantes. Nos casos que demandam a abordagem intensiva, um médico realizaavaliação clínica e encaminha para o acompanhamento através de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) em grupo ou individual. O plano de cuidado indicará ou não a necessidade de medicamentos de apoio – pastilhas de nicotina, adesivos transdérmicos de nicotina e/ou bupropiona (antidepressivo).
Programação Dia Mundial em Tabaco
· Exames da cavidade bucal, para o diagnóstico precoce de câncer em fumantes;
· Aferição de pressão arterial, do peso e da circunferência abdominal, medida do IMC e orientações nutricionais, com objetivo de abordar a obesidade associada ao tabaco como fator de risco para o câncer e doenças cardiovasculares;
· Realização de abordagem breve aos fumantes, por profissionais da Academia da Cidade e Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF);
· Distribuição da cartilha de Promoção da Saúde e de folderes de Tabagismo, por profissionais da Academia da Cidade e Lian Gong;
· Apresentação da Banda da Guarda Municipal de BH às 11h;
· Apresentação do MOBILIZA-SUS.
Além das atividades acima, a SMSA também será parceira no evento que será realizado pelo Campus Saúde da UFMG, na mesma data, em frente à Faculdade de Medicina, das 8 às 13h30 horas. Durante toda a ação orientação sobre os males do tabagismo, por meio da distribuição de material informativo e abordagem breve aos fumantes por profissionais de saúde. Também será realizado a dosagem do monóxido de carbono no ar, expirado pelos fumantes com um aparelho chamado monoxímetro.
Notícias Relacionadas
PBH nomeia mais 93 médicos para atuarem nas unidades de Saúde da capital
01/02/2023 | 18:12
Prefeitura declara aberto o Carnaval de Belo Horizonte
01/02/2023 | 15:39
Carnaval de BH está de volta: saiba como a PBH se preparou para a folia
31/01/2023 | 17:43