Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial Sem Tabaco - Rodoviária, 31 de maio das 9h30 às 16h.
Arte: PBH

Prefeitura promove ação educativa no Dia Mundial sem Tabaco

30/05/2017 | 14:39 | atualizado em 20/06/2017 | 13:03

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde a principal causa evitável de doença e morte no mundo. Anualmente, morrem mais de 6 milhões de fumantes e ex-fumantes no mundo, sendo cerca de 140 mil no Brasil. Para alertar sobre os riscos do tabaco, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMSA, promove, nesta quarta-feira, dia 31 de maio, data em que se comemora o Dia Mundial sem Tabaco, uma ação educativa na Rodoviária (2º andar). A ação é realizada em parceria com a UNI-BH e acontece das 9h30 às 16h.

 

Neste ano, o tema do Dia Mundial sem Tabaco é “Tabagismo: uma ameaça ao desenvolvimento”. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a epidemia de tabagismo continua sendo a maior ameaça à saúde pública que o mundo já enfrentou. Provoca mais mortes prematuras do que a soma das mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, acidentes de trânsito, incêndios e suicídios. O tabaco contém aproximadamente 5 mil substâncias tóxicas que são responsáveis, direta ou indiretamente, por cerca de 55 doenças. As mais frequentes são o câncer (em diversos locais do corpo), as doenças do coração e vasos sangüíneos e as dos pulmões.

 

Tratamento - Rede SUS BH

A Rede SUS-BH oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar por meio do Programa de Controle do Tabagismo. O atendimento é feito no centro de saúde de referência do usuário ou onde ele for direcionado. O encaminhamento é feito pela Equipe de Saúde da Família (ESF). Atualmente, o tratamento dos fumantes é oferecido em 121 Centros de Saúde, e há previsão de ampliação para mais unidades.

 

O atendimento em grupo é a modalidade preferencial de acompanhamento e atende em torno de 15 fumantes. Nos casos que demandam a abordagem intensiva, um médico realizaavaliação clínica e encaminha para o acompanhamento através de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) em grupo ou individual. O plano de cuidado indicará ou não a necessidade de medicamentos de apoio – pastilhas de nicotina, adesivos transdérmicos de nicotina e/ou bupropiona (antidepressivo).

 

Programação Dia Mundial em Tabaco

· Exames da cavidade bucal, para o diagnóstico precoce de câncer em fumantes;

· Aferição de pressão arterial, do peso e da circunferência abdominal, medida do IMC e orientações nutricionais, com objetivo de abordar a obesidade associada ao tabaco como fator de risco para o câncer e doenças cardiovasculares;

· Realização de abordagem breve aos fumantes, por profissionais da Academia da Cidade e Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF);

· Distribuição da cartilha de Promoção da Saúde e de folderes de Tabagismo, por profissionais da Academia da Cidade e Lian Gong;

· Apresentação da Banda da Guarda Municipal de BH às 11h;

· Apresentação do MOBILIZA-SUS.

 

Além das atividades acima, a SMSA também será parceira no evento que será realizado pelo Campus Saúde da UFMG, na mesma data, em frente à Faculdade de Medicina, das 8 às 13h30 horas. Durante toda a ação orientação sobre os males do tabagismo, por meio da distribuição de material informativo e abordagem breve aos fumantes por profissionais de saúde. Também será realizado a dosagem do monóxido de carbono no ar, expirado pelos fumantes com um aparelho chamado monoxímetro.