Pular para o conteúdo principal

Tratores e retroescavadeiras paradas em frente ao COP-BH
Foto: Rodrigo Clemente

Prefeitura presta 156 atendimentos até o final da tarde desta quinta-feira

criado em - atualizado em

No primeiro dia de ações do plano emergencial colocado em prática pela Prefeitura de Belo Horizonte para minimizar os efeitos da chuva na capital, foram realizados 156 atendimentos até as 18 horas desta quinta-feira. A Defesa Civil Municipal disponibilizou 111 agentes para o trabalho.

           

Mais da metade dos atendimentos (79) foi na região do Barreiro, enquanto na região Leste foram registradas três ocorrências, ambas relacionadas a infiltrações em residências. A maior parte das ocorrências em toda a cidade diz respeito a alagamentos (53), seguindo de enchentes ou inundações (20) e risco de escorregamento ou desabamento (11).

           

O trabalho envolveu ainda atuação diante do deslizamento de encostas, risco de danificação ou destruição de residências, vistoria de trincas e desabamentos ou destruição de muros. Além do monitoramento em tempo integral das condições meteorológicas, a Defesa Civil emitiu ao longo do dia alertas de pancadas de chuvas até as 8h desta sexta-feira, dia 24, e alertas geológicos com validade até o domingo, dia 26.

 

Para receber os alertas da Defesa Civil via SMS, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o 40199 e uma confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo e, em Belo Horizonte, é utilizado por cerca de 190 mil pessoas.

 

A Defesa Civil recomenda à população especial atenção a sinais de trinca nas paredes, poças de água no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base do barranco e inclinação de poste ou árvores. O aumento do volume de chuva pode gerar um maior risco de quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. A Defesa Civil pode ser acionada através do número 199.

 

 

Plano emergencial

O plano emergencial elaborado pela Prefeitura de Belo Horizonte inclui o envio de equipamentos para 11 pontos estratégicos da cidade. Servidores de todas as secretarias e órgãos da Prefeitura estão de prontidão para atuar em caso de necessidade.

 

Os 11 pontos receberam 34 caminhões, 12 carregadeiras, cinco escavadeiras, 13 retroescavadeiras, dois tratores esteira tipo D6, cinco caminhões prancha e 11 hidrojatos. Para fazer a coleta imediata de resíduos, 61 equipes da SLU (488 garis) começaram a atuar em três turnos: 7h às 15h, 13h30 às 21h30 e das 21h30 às 5h.

 

Cada equipe tem oito garis e conta com um caminhão basculante, oito garis, três pás-carregadeiras, cinco caminhões e um caminhão-pipa. Nove grupos equipados com caminhão basculante com cabine ficaram responsáveis por podas e supressões de árvores durante a noite em toda a cidade. Além disso, estão à disposição cinco torres de iluminação com gerador a diesel.

 

Para abrigar famílias que possam ser atingidas pelas chuvas, a Prefeitura de Belo Horizonte já reservou vagas em pousadas da capital. Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social estão de plantão 24 horas para atendimentos.

 

Cerca de 4 mil servidores da Secretaria Municipal de Saúde estão em alerta para atender e orientar a população sobre os riscos para saúde após alagamentos e enchentes. Aproximadamente 2,4 mil profissionais de 30 centros de saúde, localizados em áreas de maior incidência das chuvas, visitaram residências das principais regiões afetadas pelas chuvas.       

   

A Defesa Civil Municipal também fará a distribuição de colchões, cestas básicas, cobertores e jogos de lençol. Se houver famílias desalojadas em razão das chuvas, elas serão levadas até as pousadas reservadas pela Prefeitura em ônibus disponibilizados pela BHTrans.

 

 

Força-tarefa

O prefeito Alexandre Kalil transferiu seu gabinete para o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) para acompanhar as ações. A força-tarefa montada pela Prefeitura de Belo Horizonte vai monitorar a evolução climática na cidade nos próximos dois dias. O objetivo é intensificar o trabalho preventivo e agir em caso de necessidade.